Cidade Comunidade Educação Política

O Saquá 280 – Chamadas de Capa

Atentado terrorista em Brasília começa a ser desvendado

Atos de vandalismo destruíram as fachadas e o interior de 3 palácios na Praça dos Três Poderes (Foto: Divulgação/Internet)

Os atos que atigiram Brasília, na Praça dos Três Poderes, centro político da Repúbllica do Brasil, que destruíram três palácios projetados pelo gênio do arquilteto Oscar Niemeyer e tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, começam a ser esclarecidos. Após o desmantelamento do acampamento de bolsonaristas em frente ao Quartel General do Distrito Federal e de todos os estados do país, as investigações começam a fornecer seus primeiros resultados. Os vândalos não coseguiram acabar com o governo do presidente Lula recém-empossado, como queriam, quando projetaram esse golpe de estado. A democracia está vencendo a cada dia que passa e os vilões haverão de ser julgados! Alguns já estão presos e são mais de 1000 pessoas, por enquanto. Vamos aguardar os próximos atos.
Página 3

Posse do Lula, uma festa popular

Desfile em carro aberto: Lula, Janja, Lu e Alkmin (Foto: Divulgação Internet)

A posse do presidente Lula, em seu terceiro mandato, foi uma festa do povo brasileiro, representado pelo grupo que subiu a rampa do Palácio da Alvorada junto com ele para lhe entregar a faixa presidencial, entre eles, a primeira dama Janja, o vice-presidente Alckmin e a esposa Lu Alckmin. Uma multidão os aguardavam na Praça dos Três Poderes, onde a comitiva presidencial desfilou em carro aberto. No parlatório, Lula fez um discurso histórico, revelando sua maturidade política depois de dois mandatos presidenciais e injustos 580 dias de prisão em Curitiba, quando foi impedido de disputar eleição.
Página 2

Walmir Ayala completou 100 anos em 2022. Em Saquarema, nenhuma comemoração!

Walmir Ayala: nome da Casa de Cultura de Saquarema

O multi-artista Walmir Ayala, poeta, romancista, escritor infantil, dramaturgo, crítico de arte, jornalista e outras modalidades literárias, completou 100 anos em meados do ano passado. O autor que dá nome à Casa de Cultura de Saquarema não foi celebrado no município que escolheu para viver e ser enterrado. A casa em que morou hoje é uma farmácia, totalmente descaracterizada. E dizem que até sua sepultura foi profanada e não existe mais… O jornal O Saquá faz uma pequena homenagem ao mestre, ao publicar um artigo escrito pelo amigo André Seffrim, que também disponibilizou fotos de seu arquivo particular. É uma forma de não deixar cair no vazio a memória de Walmir Ayala que tanto colaborou para divulgar Saquarema.
Páginas 4 e 5

Gênero, Água e Saneamento

Realizou-se no final de dezembro, o Seminário “Gênero, Água e Saneamento em Bacias Hidrográficas”, no auditório do Cedim-RJ (Conselho dos Direitos da Mulher no Rio de Janeiro). O evento reuniu especialistas em água e saneamento, entre eles a engenheira da Águas do Brasil, …, a doutora Eldis Camargo, da GWA, a professora ambiental Jacqueline Guerreiro, a escritora e editora Fernanda Matos, da UFMG, e a instrutora de Kemetic Yoga Glauce Pimenta Rosa que fez uma oração à Oxum, orixá das águas, com sua guitarra africana.
Página 6

Similar Posts