Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente

Encontro de Bacias Hidrográficas em Vassouras reúne especialistas em recursos hídricos

O biólogo Mauro Pereira ministrou a oficina Juventude e ODS, um minicurso que aponta para o futuro (Fotos: Divulgação)

O X Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB), teve mais de 50 trabalhos aprovados para avaliação técnica e 14 homenageados, entre eles Adriana Saad, ex-secretária de meio ambiente de Búzios e São Pedro da Aldeia, atual secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, a delegária com poder de Agência de Águas de dois Comitês de Bacia Hidrográfia (CBH) na região: Lagos São João e Macaé e Ostras. Realizado no Centro de Convenções General Sombra e na Universidade de Vassouras, o X ECOB contou com cerca de mais de 400 participantes de diversas localidades e consolida a Região do Médio Paraíba como articuladora de debates sobre recursos hídricos.

Com o tema “Rios em Nossas Vidas: O Desafio de Regular – a mobilização, comunicação e educação para regulação das águas”, o X ECOB buscou o aperfeiçoamento do Sistema Estadual e Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e a melhoria da qualidade e do aumento da quantidade de água nas Bacias Hidrográficas no Rio de Janeiro. Promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, em parceria com a Prefeitura e a Universidade de Vassouras, o evento teve debates a cerca dos recursos hídricos, gestão das águas, educação ambiental e enfrentamento aos problemas decorrentes das fortes chuvas e enchentes, que somente esta semana, provocaram estragos em diversas cidades do Sul do Estado do Rio de Janeiro, além da implantação do saneamento básico, entre outros temas.

O coordenador-geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, José Arimathéa, elogiou a realização do evento em Vassouras, com a participação de autoridades federais, estaduais, municipais e representantes da sociedade civil. A vice-prefeita de Vassouras, Rosi Silva, também falou na abertura do evento sobre a importância do município sediar o X ECOB, ressaltando o quanto ele se reflete na economia e no turismo local.

O pôster do projeto Gênero, Água e Saneamento, recebeu a visita de muitas mulheres, entre elas a sub secretária de meio ambiente de Silva Jardim, Gabriela Figueiredo e a assessora Viviane Pires, tendo do outro lado a autora Dulce Tupy e a presidenta do Cedim-RJ Edna Calheiros

PROGRAMAÇÃO

O X ECOB promoveu debates sobre os desafios da regulação dos recursos hídricos, elaborou a Carta de Vassouras e se encerrou com uma Assembleia Geral que elegeu a próxima coordenação do Fórum, representantes do CBH-Baía de Guanabara e CBH Piabanhas. No final, foram feitas Visitas Técnicas que levaram os participantes para conhecer diversos projetos locais de importância para a gestão ambiental, como ao Parque Estadual da Serra da Concórdia, Aterro Sanitário de Vassouras, fazendas, entre outros. Para a Universidade de Vassouras foi um grande orgulho sediar este evento, que promoveu a troca de experiências e deu visibilidade para a preservação do meio ambiente.
Um dos destaques da programação foram os minicursos ou oficinas como a de “Educação Ambiental”, com a professora Jacqueline Guerreiro, com participação de educadores ambientains, como Dalva Mansur, do CBHLSJ, “Governança das Águas”, com o geógrafo Angelo Lima, “Cartografia social e mapeamento participativo”, com Tiemi Yoshikawa e ainda “Juventude”, com o biólogo Mauro Pereira, diretor executivo da ONG Defendores do Planeta e Ponto Focal da América Latina para a Agenda 2030 da ONU, entre outras oficinas.

Houve ainda, pela primeira vez no ECOB, um espaço exclusivo para a participação das mulheres em Comitês de Bacia, quando foi elaborada uma Moção com demandas para os próximos anos, incluindo um dia inteiro de debates e não apenas duas horas, como ocorreu. Para confirmar o protagonismo latente das mulheres no movimento das águas, foram eleitas duas mulheres para dirigir o Fórun Fluminense de Comitês de Bacias: tendo como presidenta do FFCBHs Adriana Bocaiúva, presidenta do CBH-BG, e Erika Cortines, presidenta do CBH Piabanha.

Vera Lucia e José Arimathea


Entre os pôsters selecionados, um elaborado pela jornalista Dulce Tupy foi dedicado à questão de Gênero, Água e Saneamento, baseado nas cartilhas feitas pelo cartunista Ziraldo, que acaba de completar 90 anos. Editadas pela ONG holandesa GWA (Gender and Water Alliance) as cartilhas foram aplicadas recentemente na comunidade do Charqueado, em Sampaio Corrêa, Saquarema-RJ, dentro de um projeto maior do CEDIM-RJ (Conselho Estadual de Mulheres do Rio de Janeiro) que também construiu um biodigestor artesanal, como forma de preparar os moradores para um futuro biodigestor a ser instalado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João.

Adriana Saad, secretária executiva do CILSJ (Consórcio Intermunicipal Lagos São João)


Houve ainda três mesas seguidas de debates. A primeira, moderada pelo ex-presidente da ANA (Agência Naciona de Águas e Saneamento) Vicente Andreu tege participação do MPF, MPE, INEA, SEAS e CBHSP. A segunda, foi sobre investimentos em saneamento, com participação de CBHs, das agências de água AGEVAP e CILSJ, do Ceivap e SEAS. A terceira, tratou das concessionárias AEGEA, Águas do Brasil, Iguá e CEDAE. Com toda essa variedade e profundidade, o X ECOB se encerrou deixando um gosto de quero mais, o que só vai ocorrer daqui a dois anos. Até lá, os CBHs continuam se consolidando na Política Nacional de Recursos Hídricos, produzindo um grande manancial de conhecimento e miliância hídrica que só melhoram a nossa qualidade de vida.

Foi eleita a nova presidenta do Fórum Fluminense dos CBHs do Rio de Janeiro: Adriana Bocayuva, do CBH Baia de Guanabara, e a vice Érika Cortines, do CBH Piabanha

Similar Posts