Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

Yasmim e a esperança

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra
Yasmin, atacante titular da Seleção Brasileira da “Copa do Mundo de Crianças de Rua” no Catar

O Esporte tem realizado transformações na vida de muitos. É o caso da ex-moradora de um casarão no Centro do Rio e que trabalhava vendendo doces na Praça XV: YASMIM PEREIRA – que é a atacante titular da seleção brasileira na “Copa do Mundo de Crianças de Rua”, a ser realizada em sua quarta edição, de 8 a 15 de outubro, em Doha – capital do Catar, com 12 países no torneio feminino e 15 no masculino. Mas o time feminino é o atual bicampeão da competição.

Em 5 de outubro, a seleção brasileira viaja para o Catar, com o sonho de conquistar mais uma Copa do Mundo. Mas não estamos nos referindo aos comandados de Tite no avião. Não! Quem embarcará cheio de esperança na bagagem será o time feminino do programa “Street Child United Brazil (SCUB)”, que levará meninos e meninas para disputar a “Copa do Mundo de Crianças de Rua” em Doha, segundo interessante matéria de João Pedro Fragoso, publicado no jornal “O Globo”, de 18.09.2022.

Para o citado jornalista, “entre as convocadas, uma das grandes esperanças de gol é YASMIM PEREIRA. Centroavante titular da equipe, a jovem de 17 anos pode ser considerada um sinônimo da palavra “esperança”. Apaixonada por futebol desde os 8 anos, quando jogava nos campos e areias de Copacabana com o primo Carlos Eduardo, YASMIM morava com a avó numa casa ocupada no Centro do Rio conhecida como Casarão e, desde os 11 anos, vendeu doces na Praça XV.”

“Aos 13, YASMIM começou a treinar na Estrela Nova, projeto esportivo no Aterro do Flamengo. Com gols e um bom desempenho nas quatro linhas, a atacante foi indicada no ano passado para competir no torneio de crianças de rua no Catar. (…) YASMIM teve sua história descoberta aos 16 anos enquanto vendia os doces na Praça XV. Atualmente, a jovem mora com a avó, no Morro do Caracol, Complexo da Penha, e conseguiu um emprego como Jovem Aprendiz da Petrobrás, enquanto cursa o primeiro ano do ensino médio.”

– “Não conhecia (o torneio de Crianças de Rua, no Catar). Agradeço a Deus, minha família e às pessoas que me ajudaram a tirar o passaporte. Vai ser minha primeira viagem. Espero que seja a primeira de muitas. É muito emocionante. Espero que chegue logo” – revela YASMIM ao citado jornal.

E revela ainda: “Nunca tive essa oportunidade, mas tenho esse sonho (de jogar no Fluminense, clube do coração). Não só lá, mas em qualquer time aqui do Rio – contou YASMIM, que embora não saiba quem vai enfrentar na Copa do Mundo, não se mostrou preocupada. – Confiança acima de tudo!”

Enquanto não viaja para o Catar, a seleção feminina se prepara no campo do “Street Child United Brazil”, localizado no Complexo da Penha – criado pela “Associação das Crianças da Rua Unidas” e inaugurado em 2015, o programa conta com cerca de 300 crianças ao todo, sendo 80 envolvidas em atividades diárias.

Beleza!… Avante YASMIM e companheiras de equipe! Sucesso! E que venha o TRI!

Similar Posts