Cidade Comunidade Dulce Tupy Educação Opinião Política

Muita criatividade no artesanato feito com bambu

Editorial - Dulce Tupy
As luminárias são sempre muito criativas (Foto: Dulce Tupy)

Ele se chama Roberto Nunes e cria, desenha, esculpe com maestria o seu artesanato feito com bambu. Morador de Saquarema, onde vive às margens da Lagoa das Marrecas, em Barra Nova, Roberto é servidor público aposentado, encantado com o município que escolheu para viver em paz com sua esposa. Ele andava procurando um local para viver e andou por várias cidades no interior do Rio de Janeiro. Mas foi aqui que se encontrou, montando uma oficina com um visual magnífico, um pedaço do paraíso.

Pena que a Lagoa das Marrecas esteja tão poluída com se encontra, hoje, depois da ocupação desordenada de suas margens que trouxeram o esgoto doméstico para suas águas… O próprio Roberto levou a água da lagoa para um exame, em laboratório, e constatou como a lagoa está sofrendo. Assim, providenciou uma fossa adequada para sua casa e cuida das águas que banham o seu terreno, evitando todo tipo de lixo no local, o que nem sempre fazem os vizinhos daquela rua. Roberto faz a sua parte!

MESINHA E MANDALA

E, assim como é cuidadoso com o meio ambiente, é também muito cuidadoso e sábio com a sua arte, o seu artesanato que a cada dia que passa ganha mais clientes. Uma mesinha de bambu que fez para uma senhora e seu filho, moradores de Jaconé, é uma perfeição nos encaixes de círculos e retas, formando uma mandala original e perfeita. Essa foi uma encome da e se revelou um desafio, encontrar peças de bambu tão pequenas e bem trabalhadas que se encaixaram perfeitamente. E como são lindas as peças que estão em exposição no restaurante de comida japonesa Aloha Sushi, quase em frente à Delegacia da cidade, no centro de Saquarema, na Rua Dr. Januário.

São luminárias e quadros, encantadores. A luminária “Andares”, por exemplo, entre outras peças, fez parte do cenário da novela Sol Nascente, da TV Globo, ao lado de outras peças da também escultora e artesã Yumi Fukai. Na novela, houve uma exposição na Galeria Volpi e as peças foram utilizadas. Aqui, ele trabalha com bambu de Lumiá, no interior do Rio de Janeiro, do Paraná e de São Paulo. E com coités ou cabaças da Serra do Matogrosso, em Sampaio Correia.
Além da exposição de suas belas luminárias nas feiras locais de artesanato, elas também estão na Pousada Oceânica, sendo que a luminária com o perfil da igreja N. Sra. de Nazareth é uma beleza e se tornou a mais encomendada e vendida em todos os tempos, nesses 9 anos de moradia e trabalho em Saquarema. Pesquisador da técnica do bambu, Roberto diz que o bambu está junto com a humanidade na Terra desde o início, em suas variadas formas: bambu negro, bambu maciço, bambu mossô, bambu detracalomus (gigante) e outros. Vejam alguns exemplos dessa arte e artesania.

Similar Posts