Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura Educação

Que venha o Hexa!

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

T inha apenas 13 anos de idade, estava no 2º ano ginasial, hoje 7ª série do 2º grau, quando vivi aquela grande alegria: a seleção brasileira vencera de 5X2 a Suécia, na final da Copa do Mundo da FIFA, em 29/06/1958, no Estádio Rasunda, em Solna, Suécia. Sagrava-se assim, pela primeira vez, Campeã Mundial de Futebol! O Brasil ficou em festa! Pela primeira vez, o jogador mais jovem marcara gol em uma final de Copa do Mundo. Pelé – que tinha apenas 17 anos e 249 dias… Foi uma seleção inesquecível! Vejam a escalação da grande final: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos, Zito e Didi; Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo. O melhor jogador eleito daquela Copa foi Didi: genial inventor da “Folha Seca”… Pelé e Garrincha, juntos em campo, nunca perderam uma partida de futebol. A dupla defendeu a seleção brasileira 50 vezes, ao longo de 8 anos, com 36 vitórias e quatro empates. 1958 foi parte dos chamados “Anos Dourados” e a música “Chega de Saudade”, de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes era puro encanto e sedução… aliás, até hoje!…

O Bicampeonato Mundial de Futebol foi conquistado pelo Brasil, em 1962, no Chile. No jogo final dessa Copa, o Brasil superou a Tchecoslováquia “de virada”, por 3X1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá! Eu já tinha 17 anos e era normalista do Instituto de Educação. Outra seleção inesquecível: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Amarildo, Vavá e Zagallo. Como craque da Copa, Garrincha – alegria do povo – foi o eleito. No Chile, Pelé atuou apenas em um jogo e meio. E, por lesão muscular, foi substituído por Amarildo – importante na conquista do Bicampeonato. Em 05/08 daquele ano falecia, aos 36 anos, Marilyn Monroe… e no mesmo ano, o Papa João XXIII excomungava Fidel Castro…

Em 1970 foi o ano do Tricampeonato do Brasil, no México, conquistado pela “Seleção das Seleções, bem simples assim”, segundo Tite. Poucas vezes, na história do futebol mundial tantos craques se reuniram numa só equipe: Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gerson, Tostão, Rivelino, Jairzinho e Pelé… Técnico: Zagallo. Pelé se tornou o único atleta três vezes campeão mundial da História. Na final, na Cidade do México, a seleção brasileira goleou a Itália por 4X1. Eu já estava com 25 anos: era professora e cursava Direito. Depois de um estrondoso sucesso mundial terminava a banda dos Beatles!…

Em 1994 veio o Tetracampeonato: em 17/07/1994, em final emocionante, decidida em cobrança de pênaltis, o Brasil vence a Itália e retorna 24 anos depois, a hegemonia do futebol, no Estádio Rose Bowl, em Pasadena (USA). Brasil: Taffarel, Jorginho (Cafu aos 21 min.) Aldair, Marcio Santos e Branco; Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho; Bebeto e Romário. Técnico: Carlos Alberto Parreira. Além do Brasil, são também tetracampeões mundiais: a Alemanha e a Itália. Eu já estava com 49 anos, já havia cursado o Mestrado e o Doutorado em Direito Privado, era professora universitária e Auditor Fiscal da Receita Federal… A vida corria… Em 1º de maio morria Ayrton Senna e neste mesmo ano Nelson Mandela seria o primeiro presidente negro da África do Sul.

2002: ano da conquista do Pentacampeonato Mundial de Futebol pelo Brasil: única seleção pentacampeã do mundo! No Japão, Ronaldo – o fenômeno – artilheiro da Copa, marcou 2 gols na vitória histórica sobre a Alemanha, na final do campeonato. Outro nome decisivo foi Rivaldo. Técnico: Luiz Felipe Scolari – o “Felipão”… Nesse mesmo ano, já com 57 anos, aposentada, eu já estava dedicada, de corpo e alma, à Literatura, que me tem proporcionado alegrias… e me ajudado a viver melhor!…

Que venha o HEXA!…

Similar Posts