Cidade Comunidade Cultura Educação Esporte Surfe

O Saquá 278 – Chamadas de Capa

Historiador revela quilombos na Região dos Lagos

O castigo de açoitamento era comum nas fazendas no Brasil e motivo de fuga para os escravos que constituíam quilombos para se defender dos horrores da escravidão (Foto: Açoitamento / Debret)

O historiador Pierre de Cristo pesquisa há anos os quilombos do Rio de Janeiro, em especial da Região dos Lagos, incluindo o Quilombo de Bacaxá, um dos primeiros e mais importantes do século XVIII. Morador de Cabo Frio, Pierre esteve em Saquarema, na Semana da Independência, promovida pelo Museu de Conhecimentos Gerais em Jaconé, onde conheceu pesquisadores e historiadores da cidade. Em sua fala na ocasião e agora em matéria publicada para comemorar o mês de novembro, mês de Zumbi dos Palmares, Pierre citou outros como os quilombos como o da Rasa e o da Baía Formosa em Buzios, cujo ancestral foi o quilombo de Botafogo, em Cabo Frio, assim como o quilombo da Caveira, em São Pedro da Aldeia. Em Araruama ainda existe o quilombo de Sobara. Todos no antigo território do Cabo Frio, um território que em grande parte no Brasil Colonial ia desde o Rio Macaé até Ponta Negra.
Páginas 4 e 5

Jornalistas apoiaram Lula e a democracia

O jornalistas Mário Sousa e Dulce Tupy com o prefeito de Niterói Axel Grael (Foto: Divulgação)

O Sindicatos dos Jornalistas profissionais do Estado do Rio de Janeiro promoveu um manifesto de apoio ao então candidato Lula e à democracia, dias antes da eleição. A categoria de jornalistas foi uma das mais atacadas e perseguidas durante o atual governo federal, principalmente mulheres. Portanto, a eleição de Lula conta com o apoio da maioria dos jornalistas no Rio de Janeiro e de todo o Brasil, onde a FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas também se manifestou), além da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e outras entidades representativas do jornalistas brasileiros.
Pagina 6

Lançamento de livros no Pen Clube no Rio

A poeta Beatriz Dutra com a editora Zélia Fernandes e irmã Lúcia Dutra (Foto: Divulgação)

As escritoras Beatriz Dutra e Juçara Valverde lançaram seus livros no Pen Clube, na Praia do Flamengo, no Rio. Na noite festiva, apesar da chuva, além dos tradicionais autógrafos, houve leitura de textos e coquetel. A poeta Beatriz Dutra é veranista em Saquarema há mais de 20 anos e já ganhou um prêmio de poesia promovido pela Prefeitura. É também cronista do jornal O Saquá de Saquarema há mais de 12 anos.
Página 6

Gabriel Medina é campeão em Saquarema

Medina arrasou com seus aéreos (Foto: Daniel Smorigo)

Similar Posts