Cidade Comunidade Política

Jornalistas lançaram manifesto de apoio a Lula e à Democracia

Os jornalistas Dulce Tupy e Mário Sousa, vice e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do RJ, o prefeito de Niterói Axel Grael e sua chefe de gabinete, jornalista Mariane Thamesth, o jornalista Fernando Stern, coordenador de Mídia Digital da Prefeitura de Niterói e o jornalista Leonardo Caldeira, coordenador de Imprensa na campanha de Rodrigo Neves ao Governo do Estado, no evento que reuniu mais de 60 jornalistas no apoio a Lula às vésperas da eleição (Foto: Divulgação)

Jornalistas de várias regiões do Estado do Rio de Janeiro – cerca de 60 profissionais- se reuniram num restaurante no polo gastronômico de São Francisco, em Niterói, para divulgar o Manifesto de apoio à Democracia, ao TSE e à chapa Lula- Alckim. O documento, que já havia sido assinado por mais de 5 mil jornalistas, em todo o país, circulou nas redes sociais: #ManifestoDosJornalistas.

O documento destaca que “Como jornalistas com o compromisso ético de perseguir e publicar a verdade, estamos indignados com o grande fluxo de notícias falsas produzidas com o objetivo deliberado de fraudar a decisão livre do eleitor neste segundo turno da disputa presidencial”. Convidado para o encontro, o prefeito de Niterói, Axel Grael, elogiou a iniciativa dos jornalistas e destacou que “o povo brasileiro decidiria no domingo pela sustentação e avanço da democracia, pelo fortalecimento das instituições, pela liberdade e pelo combate às fake News”, como de fato ocorreu. Axel destacou ainda que Niterói foi o único município do Estado do Rio de Janeiro que deu a vitória a Lula no primeiro turno das eleições.

Presentes: Mariane Thamstem, chefe de gabinete do prefeito Axel Grael e também jornalista, Leonardo Caldeira, coordenador de Imprensa na campanha de Rodrigo Neves ao Governo do Estado, o jornalista Renato Guimarães, representante da Baixada Fluminense; Dulce Tupy e EdmilsonSoares, representantes da Região dos Lagos, Evaldo Nascimento, representante da Baixada Litorânea, Oswaldo Maneschky, ex-diretor da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Continentino Porto, representante do Sindicato junto à Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), entre outros.
O Manifesto dos Jornalistas foi apresentado ao prefeito Axel Grael pela jornalista Dulce Tupy, que fez a leitura do documento, e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, o jornalista Mário Sousa. O documento foi entregue ao candidato Lula, por um dos coordenadores da campanha ao governo do Estado, o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Mário Sousa, presidente do Sindicato, lembrou que quase todo dia ele como jornalistas e todos colegas levam tapa na cara de Bolsonaro, que agride sistematicamente os jornalistas, principalmente as mulheres jornalistas. “A violência contra os jornalistas no País, segundo relatório da Fenaj, aumentou mais de 100, com Bolsonaro. Ou nós caminhamos para a civilização ou nos afundamos na perversidade e na bárbarie bolsonarista”, destacou Mário.

Similar Posts