Cidade Comunidade Meio Ambiente

Águas de Juturnaíba inicia reflorestamento de 30 hectares de mata ciliar em Silva Jardim

O reflorestamento será de 30 hectares segundo o Pacto das Águas assinado pela Concessionária com o INEA (Fotos: Divulgação)

Águas de Juturnaíba iniciou, no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, o reflorestamento de 30 hectares do Pacto das Águas, assinado no início de junho em cerimônia com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Silva Jardim. A ação, nas margens dos rios Capivari e Valão da Caixa, marca o início do novo projeto Ybyrá – em substituição ao Revivendo Águas Claras, de regeneração de matas da concessionária.

O evento contou com a presença de alunos de escolas da região, membros do Inea e da Secretaria de Meio Ambiente de Silva Jardim. O reflorestamento da represa e suas nascentes é importante, pois evita o assoreamento do manancial e a erosão das margens, além de aumentar o volume de água que chega à represa, promover o sequestro de carbono e ainda contribuir para o retorno da fauna da região, consequências que impactam positivamente o ecossistema local e garantem a perenidade do recurso.

GANHA-GANHA

“Reflorestar é uma ação ímpar para a concessionária, pois essa é a melhor forma de garantir a segurança hídrica da região e a longevidade de nosso ofício. Ainda, o projeto é ganha-ganha, fazendo com que todos os envolvidos sejam beneficiados por todas as etapas do projeto, seja a represa que abastece 9 municípios, os animais que retornam ao local, a camada de ozônio com o sequestro de carbono e, principalmente, a população atual e as gerações futuras” – disse na ocasião Carlos Gontijo, diretor de Águas de Juturnaíba.

Com o projeto anterior, o Revivendo Águas Claras, a concessionária já replantou, em parceria com o Consórcio Ambiental Lagos São João, 14 hectares de matas ciliares das nascentes na Represa Juturnaíba e na Bacia do Rio São João. O projeto ganhou o Prêmio Firjan Ambiental em 2021, na categoria Eficiência Energética e GEE (Gases de Efeito Estufa).

O projeto Ybyrá visa a regeneração de matas da própria Concessionária Águas de Juturnaíba

Similar Posts