Cidade Comunidade Cultura Educação Opinião Política

O Saquá 271 – Chamadas de Capa

Os 140 anos do presidente Getúlio
Vargas e o desmonte da Petrobrás

O gesto espontâneo de Getúlio Vargas exibindo o petróleo no Brasil. (Foto: PDT)

Desde que foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, a Petrobrás se tornou uma das maiores empresas do mundo no ramo de petróleo, gás e outras fontes de energia. Porém, empurrado por um golpe da direita internacional, o presidente Vargas, foi levado ao suicídio em 1954, mas denunciou os seus detratores, os mesmos que 10 anos depois dariam o golpe militar e civil de 1964. Atualmente, empurrada pelo atual governo neoliberal, a Petrobrás privatizou várias ramos da empresa, mas não conseguiu baixar os preços do óleo e gás no mercado. Diante desta crise, um novo presidente foi indicado para a Petrobrás, mas não basta! É possível que é chegada a hora de nos voltarmos ao presidente Vargas, nos seus 140 anos. Criador também da Vale do Rio Doce, que foi privatizada, a atual Vale chocou a nação com os desastres ambientais ocorridos em Minas Gerais, até hoje mal resolvidos. Não queremos este triste modelo para a Petrobrás, um patrimônio do povo brasileiro.
Página 3

Vem aí a Conferência Livre Estadual
de Meio Ambiente e Agricultura do RJ

O Teatro Popular Oscar Niemeyer em Niterói vai abrigar a Conferência

A Conferência Livre Estadual de Meio Ambiente e Agricultura do Rio de Janeiro, a CLEMMARJ, que estava marcada para se realizar em março de 2020 e foi interrompida pela pandemia. Agora, após três anos de atuação apenas digital, já está remarcada finalmente para se realizar no dia 25 de junho, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Além da Conferência, propriamente dita, ainda vai se realizar um ato público da CLEMAARJ na Praça XV, dia 29, com ar de festa junina, devido ao Dia de São Pedro. A CLEMAARJ nasceu de vários encontros de instituições reunidas no Sindicato dos Engenheiros, no Rio, e aglutina atualmente mais de 100 associações, entidades de classes, sindicatos, ONGs, ambientalistas, professores, pesquisadores, estudantes e outros. O objetivo é discutir o atual momento histórico do país, diante do desmonte das instituições democráticass brasileiras, com forte impacto para os cidadãos.
Página 4

A oficina/show de Jeff Gardner
no Teatro Municipal Mário Lago

Jeff Gardner foi um dos artistas que vive com a família em Saquarema, beneficiados pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria Municipal de Cultura. Ainda bem, porque foi a chance de um pequeno mas seleto público curtir uma oficina/show super musical deste artista que vai do erudito ao jazz e à Música Popular Brasileira. Com dois convidados excepcionais, o baixista Adrian Barbet e o baterista Teo Lima, o pianista Jeff Gardner demonstrou com muita criatividade vários ritmos, passeando pela música com intimidade, inspiração e elegância. Gardner é americano, mora no Brasil há cerca de 20 ano, foi professor na Universidade de Nova York e mora em Saquarema.
Página 3

Morreu Lygia Fagundes Telles

Uma das maiores escritoras brasileiras, Lygia Fagundes Telles era acadêmica mas reservou um segredo de sua vida, a sua idade verdadeira. Depois de seu falecimento, uma polêmica surgiu em torno de sua idade e descobriu-se que tinha 103 anos. Isso é o que menos importa na biografia de Lygia Fagundes Telles, uma autora de primeira grandeza. A escritora e cronista Beatriz Dutra publica, ao lado de sua coluna mensal “Cultura é notícia”, trechos sublimes de Lygia que é fonte de inspiração para milhares e milhares de leitores, não só em português mas em traduções para diversos países.
Página 7

Similar Posts