Cidade Comunidade Meio Ambiente

Exposição “Essa folia é de reis”

O secretário Manoel Vieira e dois assessores conversam com as crianças sobre as folias. (Foto: SECOM/PMS)

Uma exposição sobre as folias do Estado do Rio de Janeiro acaba de ser montada na Casa da Cultura Walmir Ayala, no centro de Saquarema. Aberta ao público diariamente e com horário estendido nos fins de semana, a exposição “Essa folia é de reis”, sobre as folias fluminenses, é uma realização da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com curadoria do professor Ricardo Lima, da Coordenação de Projetos Estratégicos de Cultura e Articulação Popular. Antes de vir para Saquarema, a exposição circulou em Angra dos Reis, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Duas Barras, Itaboraí, Mangaratiba, Paraty, Petrópolis, Rio Claro, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena e Vassouras, municípios integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas.

Sob a coordenação geral do professor Ricarco, que veio pessoalmente para a montagem da exposiçãol, na Casa de Cultura está sendo distribuída uma cartilha editada pela UERJ/Sub-reitoria de Extensão e Cultura, em 2019, com apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É uma tentativa de contribuir para divulgação da presença pujante e contemporânea da folia de reis em território fluminense, com a esperança da oficialização da folia de reis como patrimônio nacional.

IMPACTANTE E BONITA

Em 1980, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) registrou mais de 200 grupos de folias de reis no Estado do Rio de Janeiro, número que foi reduzido nos últimos anos significativamente. “Essa redução pode ter acontecido, dentre outros fatores, devido à falta de apoio institucional de órgãos governamentais bem como à intolerância religiosa que, vigorando nos últimos tempos, vem deixando marcas profundas na cultura popular do país”, explica o professor Ricardo, antropólogo de formação, no texto da cartilha.

É uma exposição atraente, impactante e bonita, a mais bem montada que já se montou na Casa da Cultura! A coleção de máscaras do palhaço, figura típica das follias, caracterizado por sua irreverência e versos cantados em “chula”, é belíssima, assim como a indumetária de dois palhaços logo na entrada da exposição. Um altar improvisado remete às folias fluminenses em sua simplicidade, com um quepe tradicional, enfeitado com fios brilhantes e coloridos. Dedicada à Folia de Reis Estrela Dalva do Oriente de Sampaio Corrêa, já extinta, instrumentos de percussão tradicionais foram emprestados pela família do mestre Boca de Velho, falecido em maio de 2019, para a Secretaria Municipal de Cultura de Saquarema.

A exposição “Essa folia é de reis” recebeu a visita de professores e alunos do Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos de Magalhães, numa visita guiada feita pela equipe do Patrimônio Cultural e Centro de Memórias de Saquarema. No dia 29 de julho, haverá o lançamento do livro “Folias de Saquarema: dois aspectos da cultura popular”, da jornalista e pesquisadora Dulce Tupy. O livro foi um dos premiados pela Lei Aldir Blanc que viabilizou a impressão. Com diagramação do designer Thadeu Moraes, inspirado no movimento armorial do Nordeste, o livro em versão virtual, um e-book, será disponibilizado no site da Tupy Comunicações: tupycomunica.com

Similar Posts