Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política Religião

O Saquá 274 – Chamadas de Capa

Folia de Reis é tema de
exposição na Casa da Cultura

O antropólogo e professor Ricardo Lima é o curador da Expo “Essa folia é de reis”. (Foto: Dulce Tupy)

A Folia de Reis nunca foi tão celebrada em Saquarema, como hoje. Ao contrário, a Folia de Reis Estrela do Oriente, do Mestre Boca de Velho, encerrou seus trabalhos sem nunca ter tido apoio oficial do município. Granhou um prêmio federal em 2008, que deu um alento e acrescentou alguns anos em sua existência. Mas quando a Folia ia fazer 50 anos, o Mestre Boca de Velho lamentou não ter recebido ninguém em sua casa! Pouco depois, perdeu a esposa, deixou o bairro de Basiléia onde morava e mantinha a sede da Folia e foi para o Centro de Sampaio Corrêa onde viveu até falecer, em maio de 2019. Agora, uma exposição sobre as Folias de Reis Fluminenses foi montada na Casa de Cultura Walmir Ayala, com um espaço dedicado ao Seu Miranda, o Mestre Boca de Velho. É a oportunidade de conhecer uma das manifestações populares mais antigas no país e referência no Estado do Rio de Janeiro. Com o nome “Essa folia é de reis”, a expo é uma realização da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) com apoio do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).

CLEMAARJ em Niterói

A socióloga Ofélia Ferraz

A Conferência Livre Estadual de Meio Ambiente e Agricultura (CLEMAARJ) se realizou no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Envolvendo cerca de 150 entidades da sociedade civil, associações, sindicatos, ONGs ambientais, movimento estudantil e outras, a CLEMAARJ apresentou as propostas debatidas nas Câmaras Técnicas. Na foto, a socióloga Ofélia Ferraz apresentando o resultado da Câmara Técnica Mulher e Meio Ambiente que ela coordenou, entre outros ambientalistas históricos como o geógrafo José Miguel e o oceanógrafo Edmir Amanajás. A CLEMAARJ foi coordenada pelo engenheiro Jorge Antônio, diretor do Sindicato dos Engenheiros.
Página 5

Livro sobre as Folias de Saquarema será lançado dia 29

Foto: Edimilson Soares

O livro Folias de Saquarema, dois aspectos da cultura popular, da jornalista Dulce Tupy, foi premiado pela Lei Aldir Blanc, e será lançado no dia 29 de julho, na Casa de Cultura Walmir Ayala, onde já se encontra uma exposição sobre as folias de reis fluminenses. A exposição “Essa Folia é de reis”, montada no salão da casa, será o cenário do lançamento do livro que trata, além da Folia de Reis, também da Folia do Divino.
Página 3

Águas do Brasil na
Glocal Experience

A professora Regina Righi da ONG Nós da Trama, trabalhando em parceria com a Aguas de Juturnaíba no Projeto Ecofibras

A Águas do Brasil participa da Glocal Experience que está se realizado na Marina da Glória, no Rio. O evento faz parte da Agenda 2030 Rio. Na Glocal, o públlico tem a oportunidade de conhecer o Projeto Ecofibras, da Águas de Juturnaíba, em parceria com a cooperativa Nós da Trama. O projeto de reaproveitamento de resíduos provenientes do tratamento de esgoto da estação Ponte dos Leites e do sistema Wetland, em Araruama-RJ, é de criação de peças artesanais com fibras como papirão, papiro e sombrinha-chinesa.
Página 2

Similar Posts