Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente

BlueBirdsBR leva crianças à trilha e faz reflorestamento de manguezal

Crianças replantando o mangue vermelho, muito devastado em Saquarema, para proteger a lagoa (Fotos: Divulgação)

Um projeto de educação ambiental da empresa local BlueBirdsBR, que promove experiências em contato com a natureza, contou com o apoio da Águas de Juturnaíba nos dias 19 e 20 de junho. A ação teve a participação de 50 crianças, alunas de escolas de surf e de canoa havaiana, em Saquarema. O evento, em comemoração ao mês mundial do meio ambiente, plantou 100 mudas de mangue vermelho, vegetação em extinção, nas margens da Lagoa de Saquarema. No dia seguinte, os participantes fizeram uma trilha no Parque Estadual da Costa do Sol, desde a Lagoa Vermelha até a Lagoa de Jacarepiá.

A bióloga Shantala Torres com as crianças na margem da Lagoa de Saquarema, de onde de onde partem para o passeio


O primeiro dia, com passeio de canoa havaiana, foi marcado por aulas sobre a importância do mangue para os peixes e aves da região. Segundo a organizadora do evento, a bióloga Shantala Torres, a ação impacta a economia da cidade, visto que o mangue, que hoje encontra-se reduzido em relação à sua extensão original, é berçário de peixes, entre outras espécies marinhas. Estima-se que 3% da população saquaremense viva da pesca artesanal na lagoa.
No segundo dia do evento, uma roda de conversa foi promovida pelo organizador e guia credenciado do Parque Estadual da Costa do Sol, Thales Pinheiro, que falou sobre o patrimônio natural, geológico e científico que o parque oferece, além do papel valioso que as lagoas exercem.

“A Águas de Juturnaíba apoia esses eventos com muito prazer, pois para nós é uma pauta importante para a proteção e restabelecimento da biodiversidade nas áreas degradadas, seja o mangue, sejam as florestas marginais dos corpos de água”, disse o superintendente da Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo.

O guia credenciado do Parque da Costa do Sol Thales Pinheiro na trilha que leva à Lagoa Vermelha


Já a gestora de projetos ambientais da BlueBirdsBR, Shantala Torres, destaca a importância desse tipo de projeto para a cidade: “As crianças representam o nosso futuro. Despertar o olhar coletivo para a conservação da biodiversidade é o legado que a BlueBirdsBR busca deixar”, falou a bióloga.

Foram dois dias de atividades nas diferentes Lagoas de Saquarema: a própria Lagoa de Saquarema, a Lagoa Vermelha e a Lagoa de Jacarepiá; todas muito importantes para o equilíbrio ecológico da região. Os eventos tiveram o apoio da Escolinha de Surf de Saquarema, Canoa Havaiana VAA Saquarema, Águas de Juturnaíba, Prefeitura de Saquarema, APA de Massambaba e Parque Estadual da Costa do Sol. O objetivo é preservar as lagoas e a rica biodiversidade e geodiversidade local para as presentes e futuras gerações.

Crianças se deliciando na água transparente de uma das lagoas que encantam na nossa Região

Similar Posts