Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Opinião

Rádio MEC é extinta pelo governo federal

YKENGA

A mais antiga rádio do Brasil, a Rádio MEC AM, foi extinta pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no início do mês de julho. Fundada em 1923, a emissora foi fundada pelo antropólogo Edgard Roquette-Pinto, com o nome de Rádio Sociedade, e doada ao governo federal em 1936. MEC quer dizer: Música, Educação e Cultura. Agora restou apenas a Rádio MEC FM, no antigo prédio na Praça da República, no centro do Rio.

A Rádio MEC AM tem um inestimável patrimônio que contém mais de 50 mil registros, com um vasto acervo de músicas e depoimentos de políticos como Getúlio Vargas e Jucelino Kubstchek, escritores, como Monteiro Lobato, além de crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. A rádio pública tinha uma programação voltada para a cultura em geral, especialmente a cultura brasileira em todas as áreas, música popular, música clássica, literatura, cinema, teatro, artes plásticas, etc.

Os ouvintes da famosa Rádio MEC AM esperam que o valioso acervo radiofônico seja preservado, para pesquisa e audições na Rádio MEC FM, de muito menor alcance, mas que pode cumprir esse papel de reserva técnica necessária. Assim, espera-se que a memória da cultura brasileira fique preservada.

Similar Posts