Cidade Comunidade

A tradição das festas religiosas em Saquarema

Os cavaleiros de São Jorge fazem questão de receber a benção dos padres nos pés do Morro da Igreja de Nossa Senhor de Nazareth

Os cavaleiros de São Jorge fazem questão de receber a benção dos padres nos pés do Morro da Igreja de Nossa Senhor de Nazareth. Fotos: Paulo Lulo.

As festas católicas são uma tradição em Saquarema. Desde o início até o último dia do ano, todos os meses são pontuados por comemorações do calendário católico apostólico romano, que mantém as tradições seculares. Assim, as procissões enchem as ruas, os sinos dobram, as famílias se vestem com roupas coloridas, tudo para demonstrar sua fé. Algumas festas, como o secular Círio de Nazareth de Saquarema, em setembro, é uma das mais famosas, chegando a atrair multidões de romeiros, durando vários dias.

O canto da Verônica emociona os fiéis na procissão
O canto da Verônica emociona os fiéis na procissão
No Corpus Christi, os tapetes de sal encantam moradores e visitantes e ainda tem as folias, tanto a Folia do Divino, no inverno, como a Folia de Reis, no verão. Desta forma, a Semana Santa não poderia ser diferente, com seu lastro de dor e paixão. Esse ano, as atividades ocorreram durante todo o mês de abril e culminaram no dia de São Jorge que acabou transferido para o dia 30. O Santo Guerreiro manteve a tradição das cavalgadas pela cidade, atraindo cavaleiros de vários bairros, principalmente da Mombaça, onde há uma igreja construída em sua homenagem. Característica local, de grande impacto na população e nos visitantes, as festas religiosas são um atrativo do município que cultiva e preserva assim sua cultura local.

Leia também:
Cantata de Páscoa do Projeto Música na Matriz
1ª Páscoa Solidária de Jaconé
Páscoa Evangélica

O Saquá 133 – Maio/2011

Matéria publicada na edição de maio de 2011 do jornal O Saquá (edição 133)

Similar Posts