Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política

O Saquá 228 – Chamadas de Capa

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Setembro de 2018 (edição 228)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

 

Campanha já está à mil com candidatos na rua

Pedro Ricardo
Franciane Motta
Abraão da Melgil

 

 

 

 

 

Everton Frutuoso
Elisa Rangel
Janderson da Educação

 

 

 

 

 

Thiago Cócaro

Saquarema é um município que respira política o tempo todo, desde a época do Império, quando os “saquaremas” eram considerados amigos do imperador, em oposição aos “luzias”, de Minas Gerais. Hoje, a atual campanha, com cerca de um mês e meio, é rápida e vem trazendo bandeiras para as ruas, algumas carreatas, farta distribuição de santinhos, poucas reuniões e muita conversa com os eleitores, além das redes sociais, é claro.

Em pesquisa informal entre os correligionários dos candidatos a deputados estaduais, fala-se que o ex-vereador e atual vice-prefeito Pedro Ricardo está na frente e, emparelhando com ele, a ex-prefeita Franciane Motta. Em seguida, vem o vereador Abraão da Melgil, que abriu mão dos seus vencimentos na Câmara, para mostrar a lisura de sua campanha. Já o empresário Everton Frutuoso, que disputa pela primeira vez um cargo eletivo, fez a maior carredata desta campanha até agora. Correndo por fora, a vereadora Elisia, tem a sua base num grande trabalho social que faz diferença. Também na disputa, estão o vereador Janderson da Educação, com seus fortes aliados, e o jovem Thiago Cócaro, com uma campanha discreta mas ativa, entre outros candidatos.

Outros candidatos, a deputados federais, estão influenciando tambem o eleitorado. É o caso do ex-deputado federal Lourival Gomes, de Sampaio Corrêa, da rede de supermercados Gomes e do estádio de futebol Lourivalzão, que a cada eleição cresce mais, com apoio do filho, vereador Roger Gomes. Candidatos a deputados federais, o vereador Rodrigo Borges e o ex-vereador Kinho estão batalhando para conquistar votos.

Candidatos ao Governo do Estado já visitaram Saquarema: Eduardo Paes, que circulou em Bacaxá, e Garotinho, que visitou as barraquinhas na Vila, durante os festejos em homenagem a Nossa Senhora de Nazareth, além de Romário que foi o primeiro a estar no município, inclusive na Câmara, e Pedro Fernandes que fez corpo a corpo na feira de Bacaxá.

Lourival Gomes
Rodrigo Borges
Kinho

 

 

 

 

 

 

O Futuro da Água foi debatido em Florianópolis, Santa Catarina

Na plenária do XX ENCOB muitas apresentações sobre as águas em todo o país

Um encontro com mais de mil representantes de todas as partes do Brasil participaram do XX ENCOB, Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Florianópolis, Santa Catarina, onde discutiram o Futuro da Água, nestes tempos de escassez hídrica. Um dos pontos altos foi a Oficina Embaixadoras da Água, que trouxe pela primeira vez a discussão sobre o papel da mulher na gestão das águas no Brasil. Também a juventude foi um ponto de pauta relevante, na reunião da sociedade civil e a governança da água foi o tema da oficina promovida pelo WWF. O Rio de Janeiro ganhou um estande especial com um espaço para pequenas apresentações, promovidas pelo CILSJ, Consórcio Intermunicipal Lagos São João e pela AGEVAP, Agência de Águas do Rio Paraíba do Sul. Duas representantes do Subcomitê das Lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá participaram do evento, as jornalistas Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá, representante do Instituto Lagrange, e Michele Maria, da Rec Plus e representante da AMEAS, Associação de Mulheres Acontecendo em Saquarema.

Páginas 3 e 4

Conferência de Cultura realizou-se no Rio

Orquestra Maré do Amanhã na abertura da Conferência de Cultura

Após concluir a etapa das pré-Conferências de Cultura Municipais e Regionais, finalmente realizou-se na Biblioteca Parque, no centro do Rio, a 4ª Conferência Estadual de Cultura. A Conferência reuniu 343 delegados, sendo 234 representantes da sociedade civil dos municípios e 109 do poder público, das 9 regiões do estado. Antes da Conferência, realizaram-se 20 pré-conferências municipais e 9 regionais, abrangendo todos os 92 municípios. A 4ª Conferêncvia foi coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura-RJ e o Conselho Estadual de Política Cultural do RJ (CEPC-RJ). Participaram representando Saquarema a jornalista Dulce Tupy, da sociedade civil, e duas representantes do poder público: Telma Cavalcanti e Ana Portela, da Subsecretaria Municipal de Cultura.

Página 7

 

Similar Posts