Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Esporte Social

O Saquá 220 – Chamadas de Capa

 

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Janeiro de 2018 (edição 220)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

 

O Conselheiro Macedo Soares

O trineto do Conselheiro Macedo Soares, professor Carlos Eduardo Oliva (Foto: Acervo Carlos Eduardo Oliva)

Num país sem memória, Saquarema não iria fugir à regra e pouco se interessou até hoje pelo passado e seus personagens históricos, tanto que só tem um museu: o Museu do Sambaqui da Beirada, em Barra Nova, um dos primeiros a céu aberto no Brasil. Assim, os 180 anos do Conselheiro Macedo Soares, filho do primeiro presidente da Câmara de Saquarema, Joaquim Mariano de Azevedo Soares e pai de Oscar de Macedo Soares, grande benemérito do município, não seriam lembrados se não fosse seu trineto, o sociólogo e professor do Colégio Pedro II, no Rio, Carlos Eduardo Oliva, oferecer sua tese de mestrado como base para uma reportagem que publicamos agora, junto com uma entrevista. Nascido em Maricá, o Conselheiro Macedo Soares foi juiz em Saquarema e Araruama, Inspetor da Instrução Pública e Particular em Rio Bonito e morreu no Rio de Janeiro, em 1905, como membro do Supremo Tribunal Federal. Republicano e abolicionista, merece ser reconhecido por sua vida e obra, seus livros, suas bandeiras de luta e, principalmente seu legado ético, para a atual e as próximas gerações.
Páginas 4 e 5

 

A rainha do mar, Yemanjá, será homenageada em Jaconé

Yemanjá será levada em cortejo do Porto da Roça até Jaconé (Foto: Arquivo O Saquá)

Uma homenagem à Yemanjá, o orixá que rege a água, tanto na umbanda como no camdomblé, será feita pela terceira vez em Jaconé. O evento que terá início na Avenida Saquarema, no Porto da Roça, em frente à loja Boutique dos Orixás, vai culminar na Praia de Jaconé, em frente à Rua 96. Será o 3° Presente a Yemanjá, promovido por pai Elias de Iansã, do Ilê Ashé Efon, terreiro de Nova Iguaçu.
Página 3

 

Congresso dos jornalistas foi em Vitória, no Espírito Santo

O 3° Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas (CONEJ) realizou-se em dezembro, em Vitória (ES), tendo como tema as reformas trabalhista e previdenciária, foco da palestra do deputado Paulo Pimenta que abriu o congresso, realizado junto com o 21° Encontro Nacional Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). Com duração de 3 dias, o evento reuniu jornalistas e assessores de imprensa de todo o país que aprovaram a “Carta de Vitória”, disponível no site da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas).
Página 2

 

Similar Posts