Cidade Comunidade Cultura Educação

Congresso Extraordinário dos Jornalistas

Jornalistas de todo o país reunidos no 3º Congresso Nacional (Foto: Divulgação FENAJ)

Realizou-se em Vitória, o 3° Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas (CONEJ) e o 21° Encontro Nacional Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). Com o tema “As contrarreformas trabalhista e previdenciária e seus impactos para a categoria dos jornalistas”, o evento foi promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo. Dois minicursos deram o tom da abertura: “Jornalismo sindical e os desafios das novas mídias”, e “Comunicação e estratégia em tempos de crise”. Na noite de abertura, falou o jornalista e deputado federal Paulo Pimenta.

Os temas do evento abordaram aspectos das reformas que são a mesma face do atraso: “A contrarreforma trabalhista: escravidão no século 21” e “Contrarreforma previdenciária: seguridade social em risco”, entre outros assuntos, como as relações de trabalho em assessoria de imprensa e fraudes contra o profissional jornalista. No encerramento, foi lançada a “Carta de Vitória”, conclamando os jornalistas à resistência, contra as atuais reformas e em defesa da democracia e dos direitos sociais.

A delegação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro participou com uma delegação de 5 delegados (Continentino Porto, Mário Sousa, Dulce Tupy, Sérgio Caldieri e Adilson Guimarãens) e 3 observadores: Cláudia Barcellos (Niterói), Liliane Barreto (Campos) e Nilo Muniz (Carapebus).

Similar Posts