O Programa Mais Médicos (PMM), do governo federal, já está funcionando em Saquarema. Instalado inicialmente no Posto Saúde da Família (PSF) em Barra Nova, o programa foi estendido também para o Rio da Areia. O PMM, em parceria com estados e municípios, visa a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, além de proporcionar novas vagas de graduação e residência médica, qualificando a formação dos médicos nacionais ou estrangeiros. Inspirado no modelo cubano de medicina preventiva, o Mais Médicos busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, provocando melhorias na qualidade e humanizando o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.
Em Saquarema, o programa foi instalado em meados do ano passado, em Barra Nova, com excelentes resultados, pois aumentou a frequência do médico no Posto, já que este profissional tem que cumprir 40 horas semanais de exclusividade, atendendo 4 dias por semana, com 1 dia para estudos e especialização. No segundo semestre de 2016, o programa alcançou também o PSF do Rio da Areia, onde trabalha como médico generalista o Dr. Rodrigo Melo, brasileiro formado em medicina em Cuba. Junto com a equipe constituída por uma enfermeira e 6 agentes comunitários de saúde (ACS), entre outros profissionais, o PSF do Rio da Areia já está com outro perfil de atendimento, mais dinâmico e humano.
Tanto o posto do Rio da Areia como o de Barra Nova estão vivendo assim um novo tempo, introduzido pela secretária municipal da Saúde, Ana Cristina Silva, que acredita neste programa como forma de alavancar a Atenção Básica no município, onde são resolvidos cerca de 80% dos problemas de saúde. Criado pelo governo federal em 2013, o Mais Médicos é considerado uma iniciativa inovadora e tem sido aprovado pela população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país. Segundo o site do Ministério da Saúde, o Programa Mais Médicos conta com um total de 18.240 vagas em 4.058 municípios em todo o Brasil, cobrindo 73% das cidades brasileiras e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), atendendo aproximadamente 63 milhões de pessoas.
Benefícios para a comunidade
No final de setembro, Saquarema recebeu a visita da supervisora regional Beatriz Selles, que atende 3 municípios da Região dos Lagos: Iguaba Grande, Araruama e Saquarema. Vinculada à UFRJ de Macaé, Beatriz visitou primeiro o PSF de Barra Nova, onde trabalha o Dr. Mário Jr., brasileiro, formado na Argentina. Depois, foi ao Rio da Areia. Nestes 2 postos, os usuários estão sendo recadastrados e cada agente comunitário de saúde (AGS) atende cerca de 150 famílias. Além disso, de 15 em 15 dias a equipe faz visitas domiciliar na comunidade.
“Eu pedi 12 médicos de família ao PMM (Programa Mais Médicos) e já recebi estes 2 profissionais para o atendimento a 2 postos. Mas estou aguardando mais médicos, porque acredito no programa”, diz a secretária Ana Cristina. Nesta parceria em que o governo federal entra com os médicos e a Prefeitura com a ajuda de custo para alimentação e moradia, todos ganham. Ganham os usuários do SUS, ganha a comunidade – os bairros atendidos pelo programa – e ganham os próprios médicos que, além de trabalhar, podem se aperfeiçoar profissionalmente.