Cidade Comunidade Educação

Alunos da Faetec conquistam primeiro lugar

Aos 17 anos, alunos da Faetec ganham primeiro lugar em feira científica na Colômbia (Foto: Divulgação)
Aos 17 anos, alunos da Faetec ganham primeiro lugar em feira científica na Colômbia (Foto: Divulgação)

A participação da Faetec Helber Vignoli Muniz, de Saquarema, na Feira Centro de Investigación y Emprendimiento Francisco Watson, realizada na Colômbia, rendeu o primeiro lugar à apresentação do trabalho sobre produção de energia através de plantas. Os alunos Mathias Carvalho, Matheus Carvalho e Nathan Oliveira, todos com 17 anos, desenvolveram um projeto para produzir energia elétrica limpa e barata, a partir da extração de carga elétrica da fotossíntese de terra e mato comuns, como o esterco e a tiririca (vegetação que cresce em terrenos baldios e beira de ruas), por uma técnica conhecida como fito-eletricidade.

A orientadora do projeto, a professora Aline Martins, acompanhou o desenvolvimento da pesquisa, que já demonstra a possibilidade de gerar energia satisfatória para alimentar lâmpadas de LED. Os alunos já conseguiram produzir energia elétrica suficiente para alimentar pilhas a partir de experimento com cinco bromélias.

O presidente da Faetec, Tande Vieira, ressaltou a importância do ensino da instituição como ferramenta para que esses alunos conquistassem um prêmio importante em uma feira internacional.
O evento da Colômbia visa incentivar o desenvolvimento de jovens cientistas latinos e com a conquista do primeiro lugar, o trio da Faetec garantiu participação na Feira Ciência e Vida, que acontecerá, em 2017, na Argentina.

Similar Posts