Cidade Cultura

Programação da Semana Santa

A solene procissão do Domingo de Ramos promovida pela Irmandade Nossa Senhora de Nazareth (Agnelo Quintela)
A solene procissão do Domingo de Ramos promovida pela Irmandade Nossa Senhora de Nazareth (Agnelo Quintela)

A tradicional celebração religiosa que acontece todos os anos durante a Semana Santa é um momento para memorar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Este ano, o início da Semana Santa se dará em 20 de março, o Domingo de Ramos, passagem que relembra a trajetória de Jesus por Jerusalém, onde ramos de folhas foram espalhados pelo seu caminho. Em Saquarema, o Domingo de Ramos terá celebração de missas, às 8h na Capela de São Lourenço, em Jaconé; às 10h na Igreja de N. Srª. da Conceição, em Sampaio Correa; às 17h concentração na Capela de São João Batista, com a Bênção dos Ramos, seguida de procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth para missa às 18h.

A programação inclui na Terça-feira Santa, dia 22, às 19:30h, a procissão da Igreja Matriz pelas ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora das Dores. A Quarta-feira Santa, dia 23, é destinada a reunião dos homens na Igreja Matriz e das mulheres na Capela de São João Batista para oração e preparativos das procissões, que começam às 19:30h, com a procissão do Encontro com o Senhor dos Passos e Nossa Srª das Dores, e sermão, na Praça Oscar de Macedo Soares, seguido por missa na Igreja Matriz. A Quinta-feira Santa, dia 24, é dedicada ao Sacerdócio e à Eucaristia, com celebração da Missa da Ceia do Senhor e lava-pés, às 20h, na Igreja Matriz.
Em 25 de março, Sexta-feira Santa, é o dia com maior programação, é o Dia da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Começa cedo, às 6h, com procissão saindo da Capela de São Sebastião, no Boqueirão em direção ao Mirante do Morro da Cruz. Há ainda muitas outras celebrações na Igreja Matriz, incluindo às 18h a encenação da Via-Sacra na praça da igreja. O dia 26, Sábado Santo, celebra a Vigília Pascal na Igreja Matriz, Bênção do Fogo, do Círio, da Água e a tradicional Ressurreição.
O Domingo de Páscoa, dia 27, encerra a Semana Santa e as missas acontecem em todo município, às 8h, na Igreja de Nossa Srª. da Conceição, em Sampaio Corrêa; às 10h na Capela de São João Batista, no Centro; às 17:30 na Igreja Matriz, e às 19h, na Comunidade de São José, em Itaúna.

Similar Posts