Cidade Comunidade Cultura Homenagem

8 de Março, Dia Internacional da Mulher

A psicóloga Maria Eugenia de Carvalho, a inspetora de polícia, Claudia Santos, a secretária da Mulher, Rosângela Borges, e a jornalista Dulce Tupy durante evento pelo Dia da Mulher  (Edimilson Soares)
A psicóloga Maria Eugenia de Carvalho, a inspetora de polícia, Claudia Santos, a secretária da Mulher, Rosângela Borges, e a jornalista Dulce Tupy durante evento pelo Dia da Mulher (Edimilson Soares)

Os eventos comemorativos pela data em Saquarema aconteceram na Secretaria Municipal da Mulher, com programação inicial voltada ao universo feminino. A “tarde da beleza” foi com a consultora da Mary Kay, Denise de Oliveira, a maquiladora Milene Borges e a manicure Renata Carvalho. Em seguida, houve um momento de reflexão, com a palestra sobre Gênero e Água, conduzida pela jornalista Dulce Tupy, do jornal O Saquá.
A palestra baseada numa cartilha elaborada pelo cartunista Ziraldo, produzida pela GWA (Aliança do Gênero e da Água) lançada pelo Ministério do Meio Ambiente, abordou o tema da água sob o ponto de vista do gênero, destacando o papel da mulher no saneamento e saúde, abordando os riscos da transmissão de doenças pela água, a falta de saneamento básico e a coleta seletiva de lixo.
A secretária municipal da Mulher, Rosângela Borges, abriu o evento que teve, além da palestra da jornalista Dulce Tupy, a participação especial da inspetora Cláudia Santos, oficial de cartório de polícia, da 124ª DP de Saquarema, que atende pessoalmente os casos de violência contra a mulher, inclusive o feminicídio, no Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM).

Sensualidade

Outro evento que marcou o Dia da Mulher foi a exposição Meio Século de Sensualidade, lançada em 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher. O projeto da jornalista e fotógrafa Michele Maria apresenta a beleza e a sensualidade de mulheres com mais de 50 anos. Todas as fotos foram feitas em Saquarema. As 12 modelos posaram em variados ambientes: Ana Teresa Bahiense, Cilda Regina da Silva, Cinea Muniz, Denise Torres, Elci Ribeiro, Siqueira Chafin, Elisabete Alves, Jacira de Fátima Nunes, Graciema Quintanilha, Graciete Machado, Marly Paulino, Naildes dos Santos, Nazaré Souza, Nora Ney Muniz, Rosangela Machado e Sandra Sant’Anna.
A inauguração da mostra fotográfica foi na Casa de Cultura Walmir Ayala, em noite que reuniu parentes, amigos das modelos e muitos convidados. Na ocasião houve apresentação de dança do Espaço Arte e Dança, com Heloisa Helena, Hellen Costa e Yuri Santana, além de uma homenagem ao professor de dança do Colégio Padre Manoel, Erick Custódio, falecido em janeiro. Foram momentos de confraternização, ao som da boa música de Thobé de Castro, e com saborosos quitutes da Casa do Pastel.

A jornalista e fotógrafa Michele Maria apresenta suas musas inspiradoras da exposição Meio Século de Sensualidade, na Casa da Cultura(Agnelo Quintela)
A jornalista e fotógrafa Michele Maria apresenta suas musas inspiradoras da exposição Meio Século de Sensualidade, na Casa da Cultura(Agnelo Quintela)

A exposição permanece aberta ao público até 30 de março. Promovida pela empresa Rec Plus Produção Jornalística e Audiovisual, em parceria com a subsecretaria municipal de Cultura, a exposição tem como parceiros culturais: jornal O Saquá, Maggy Futebol Club, Alex Letreiros, Olerino Máquina de Lavar, Academia Studio Léo Fitness, Luna Festas, Nélio e Flávia Eventos, Mix Lembranças, entre outros.
Na Câmara Municipal, os vereadores realizaram a sessão especial que homenageia a “Mulher de Ouro” de Saquarema, mulheres que vêm se destacando por sua atuação no município.

Similar Posts