Cidade

O SAQUÁ 160 – Chamadas de capa

O-Saqua-160

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ de Junho (Ed 160)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar!

O meio ambiente em destaque

As pedras na Praia de Jaconé, descobertas pelo naturalista inglês Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução, quando visitou a região em 1832, hoje ameaçadas pela construção de um porto em Ponta Negra, um terminal de petróleo e gás e um estaleiro (dulce tupy)
As pedras na Praia de Jaconé, descobertas pelo naturalista inglês Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução, quando visitou a região em 1832, hoje ameaçadas pela construção de um porto em Ponta Negra, um terminal de petróleo e gás e um estaleiro (Foto: Dulce Tupy)

Uma audiência pública em Maricá, para debater mudanças no Plano Diretor do município, contou com a participação de moradores e ambientalistas de Jaconé, entre eles a vereadora de Saquarema, Adriana de Vander. Com a mudança do Plano Diretor de Maricá, ficam abertas as portas para a construção de um porto em Ponta Negra, cujos impactos ambientais atingem a praia de Jaconé, no município de Saquarema, que acaba de constituir o seu Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Se por um lado o porto é a promessa de empregos e desenvolvimento econômico para a região, por outro corre-se o risco de perder a qualidade de vida, sem contar os prejuízos ao meio ambiente, numa praia considerada paradisíaca.
Páginas 5, 6 e 7

Os 130 anos de Oliveira Vianna

capa-o.l

Filho ilustre desta terra, nascido no Rio Seco, em Saquarema, o sociólogo Oliveira Vianna completaria 130 anos em 20 de junho. Professor, jurista e membro da Academia Brasileira de Letras, Vianna é considerado um dos maiores intérpretes do Brasil, ao lado de Euclydes da Cunha, Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Holanda e outros. Em sua vasta bibliografia, destaca-se o livro Populações Meridionais do Brasil, publicado em 1920, quando Vianna abordou o pensamento nacional, com sua análise marcante do homem fluminense, de São Paulo e Minas Gerais. Nascido em uma fazenda, Oliveira Vianna foi um homem à frente do seu tempo, mas nunca perdeu suas raízes rurais. Página 10

São Pedro

(Foto: Agnello Quintela)O cotidiano dos pescadores de Saquarema está em exposição na Casa de Cultura. A mostra resgata utensílios – rede, chapéu de palha, cestos e uma canoa típica da região, como também a religiosidade local, representada por  São Pedro, padroeiro dos pescadores, e por Iemanjá, rainha do mar, cultuada nas religiões afro-brasileiras.  Página 9

 

 

– – – – –

Surfe: Ecos do Saquarema Prime – Página 13

Arte: Artista de Saquarema na TV – Página 9

Dança: Os 9 anos da Daumas Academia – Página 14

Cidade: Ruas ganham asfalto – Página 3

Protestos agitam o país da Copa – Página 11

 – – – – –

Similar Posts