Surfe

Campeonato de surfe mobilizou geral em Itaúna

Distribuindo preservativos, o agente de saúde Marcelo Mourão ao lado do  3° lugar no campeonato, Gabriel Medina (N. Gibão)
Distribuindo preservativos, o agente de saúde Marcelo Mourão ao lado do 3° lugar no campeonato, Gabriel Medina (N. Gibão)

Aproveitando a galera reunida na praia de Itaúna para assistir o mundial de surfe, o Coca-Cola QuickSilver Saquarema Prime 2013, houve grande movimentação pelas areias e bastidores do evento. A mobilização ocorreu em várias vertentes, como a campanha de distribuição de preservativos, realizado pela secretaria municipal de Saúde, que contou com efetiva participação do agente de saúde Marcelo Mourão. Além dos preservativos, foram distribuídos também material informativo e valiosas orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS aos presentes, incluindo organizadores e atletas.

Os educadores ambientais Igor Camacho, Shantala Torres e Sol Angel Laconi promoveram atividades de conscientização nas areias da praia de Itaúna (Divulgação)
Os educadores ambientais Igor Camacho, Shantala Torres e Sol Angel Laconi promoveram atividades de conscientização nas areias da praia de Itaúna (Divulgação)

Quando o assunto é gestão ambiental, entra em cena o projeto Jardins de Itaúna que, mais uma vez, promoveu educação ambiental , com a proposta de que “a praia é para todos”. Com parcerias de instituições e escolas municipais, foram ministradas palestras sobre a importância do ecossistema da restinga, que margeia a praia, conceitos de oceanografia, história do surfe, entre outros temas relacionados à valorização do meio ambiente, além de atividades dirigidas, como plantio de mudas nativas, coleta de microlixo e muita brincadeira para garotada, que contabilizou cerca de 650 alunos da rede pública. A interação com o Instituto nas Ondas do Futuro, a Equipe Moitas e a Escola de Surf Itaúna foram fundamentais para o sucesso das atividades propostas.

Maraca, em transmissão ao vivo,  ao lado de Pedro Muller (Divulgação)
Maraca, em transmissão ao vivo, ao lado de Pedro Muller (Divulgação)

Presente em todos os momentos do campeonato, o veterano Maraca  esteve nos bastidores das coberturas jornalísticas. O surfista e publicitário Rossini “Maraca” Maranhão, colaborador do jornal O Saquá, foi entrevistado – em inglês – pela TV alemã Galileu, cujo conteúdo está disponível na internet. Maraca também entrou ao vivo, com transmissão da sala da WEB Cast, da Associação de Surfe Profissional (ASP), durante a etapa do Rio Billabong Pro 2013, junto com o campeão Pedro Muller, no Rio de Janeiro. Antenado com as novas tecnologias, Maraca descreveu: “a perfeição da transmissão com replays, entrevistas, takes aéreos, cenas captadas por câmeras dentro e fora d’água, foi realmente espetacular”. Mas teve seu momento saudosista ao lembrar que o surfe carioca está completando 50 anos de história.

Similar Posts