Educação

Vereadores visitam Sala de Leitura de escola em Barra Nova

A professora Angela e seus alunos leitores apresentam aos vereadores Chico Peres e Paulo Renato e o espaço destinado às atividades de leitura (Foto: Edimilson Soares)
A professora Angela e seus alunos leitores apresentam aos vereadores Chico Peres e Paulo Renato e o espaço destinado às atividades de leitura (Foto: Edimilson Soares)

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Renato e o vereador Chico Peres visitaram a Sala de Leitura da Escola Municipal Osiris Palmier da Veiga, na Avenida Litorânea, em Barra Nova. A visita foi um convite da professora Angela Blauth Jannuzzi que teve a ideia de criar uma biblioteca na escola e contou com todo o apoio da diretora Josélia Roque do Nascimento, que dirige a escola há cerca de 27 anos. Patrono da Sala de Leitura o vereador Chico Peres, que além de advogado é escritor e poeta, disse na ocasião que “é de grande importância para as crianças e jovens locais terem bibliotecas como esta, um modelo de ensino a ser seguido em todo município”.

A biblioteca não é só uma sala de leitura, mas também um dinâmico Clube de Leitura, onde os alunos e alunas são os próprios bibliotecários; são eles que organizam os livros nas prateleiras e mantêm a organização do espaço. Além do amor pelos livros, ali foi gerado o “osirete”, uma espécie de moeda de troca, que vale 1 ponto a cada livro lido e comentado pelos alunos, numa ficha que eles preenchem e que serve como avaliação do que foi absorvido como mensagem, qual o personagem preferido, etc.

Idealizadora do projeto, Angela Jannuzzi, tem orgulho de ser professora e de trabalhar em uma escola que valoriza os livros (Foto: Edimilson Soares)
Idealizadora do projeto, Angela Jannuzzi, tem orgulho de ser professora e de trabalhar em uma escola que valoriza os livros (Foto: Edimilson Soares)

“O osirete é como uma moeda que cada aluno vai acumulando até o final do ano, quando fazemos um tipo de bazar, onde ele pode ser trocado por um brinde, uma bolsinha, lápis e canetas, cadernos e outros”, explica a professora Angela. O Clube de Leitura Escola Osiris (CLEO) se reúne todas as terças-feiras, de meio-dia a 1 hora da tarde, para ler, fazer os comentários e debater ideias. Outra atividade do CLEO é um membro do grupo ler para outros alunos de outras turmas, estimulando o hábito da leitura.

Sensibilizado com a Sala de Leitura, o vereador Paulo Renato fala da importância dos livros na formação das crianças e jovens.

“Quem tem o hábito de ler livros, aprende com mais facilidade. Espero que esta semente plantada aqui frutifique em outras escolas”, disse o presidente da Câmara. Participaram também da visita, as coordenadoras da escola Adriana Maria Ferreira da Silva e Durvalina Santana do Nascimento.

Similar Posts

11 thoughts on “Vereadores visitam Sala de Leitura de escola em Barra Nova
  1. Muito boa a iniciativa. parabens a professora Angela, a diretora e os vereadores que apoiam o projeto. Exemplo q deve ser disseminado em todo estado e pelo Brasil. Fico feliz em ver em ver os sorrisos nesta crianças.

  2. Gostaria do contato do colegio para entender melhor o projeto. achei incrivel a moeda osirete, que incentiva a leitura nos alunos. muito show.

  3. Que bom saber que em Saquarema tem escola com este gabarito. Parabéns à professora Angela e diretora.

  4. Parabéns a prof Angela,ótima iniciativa!!
    A educação está precisando de mais pessoas assim!!

  5. Admiro o trabalho da professora Angela Jannuzzi não somente pelo incentivo à leitura, mas principalmente pela forma criativa que vem proporcionando o encontro da criança com a literatura. O projeto é fantástico!
    Vale ressaltar que Saquarema é merecedora de uma BIBLIOTECA MUNICIPAL num espaço maior, mais adequado, que atenda da Educação Infantil ao Ensino Superior com um acervo variado. Uma biblioteca com salas para encontro de leitores, palestras, seminários… FICA AÍ A DICA!

  6. Parabéns a minha eterna professora Angela,sempre tão empenhada em levar o conhecimento.Admiravel mais um de seus trabalhos!!!Continue firme nesta caminhada tão iluminada.Parabéns!

  7. Parabéns a Professora Angela que mostrou a dois Vereadores a importância que a leitura na escola tem, não apenas para o aprender escolar, mas, também, para a vida social.

  8. Sabemos da importância do hábito da leitura e um projeto como esse da professora Angela é admirável e precisa ser apoiado pelo poder público e sociedade.
    Parabéns a professora Angela e diretora

  9. Iniciativa maravilhosa!!!!!
    à professora Ângela esta de parabéns
    pois são poucas as pessoas com essa
    determinação tao admirável!!!
    Fico mt feliz em saber desse projeto
    que deveria ser repassado para todas as escolas.

  10. Parabéns professora Angela pela iniciativa e a todos que apoiaram.Apoiem mesmo essa profissional,pois ela sabe o que faz.

Comments are closed.