Cultura

Feira Cultural de Saquarema

Dois ícones de Saquarema: o coral do maestro Moisés, acima, e o artista plástico Nelsinho, ao lado, pintor de belas paisagens marinhas. Fotos: Edimilson Soares

Nelsinho

Dois ícones de Saquarema: o coral do maestro Moisés, acima, e o artista plástico Nelsinho, ao lado, pintor de belas paisagens marinhas. Fotos: Edimilson Soares

Mais uma vez a secretaria municipal de Educação e Cultura realizou a sua habitual Feira Cultural de Saquarema, na Praça de Oscar Macedo Soares, na Vila. E mais uma vez se uniram dois polos importantes da cultura saquaremense, o polo urbano, com suas diversas facetas culturais, artesanais, plásticas e musicais, e o polo rural, que é muito forte na cidade, oriundo principalmente do Terceiro Distrito, Sampaio Corrêa. Assim se juntaram a cultura, a agricultura, o surfe e outras manifestações com total integração.

Foi interessante ver a harmonia entre a tenda da literatura, coordenada pela professora e poeta Lina Barcellos, da Academia Saquaremense de Letras, perto do artesanato de junco, com sua cestaria típica da pesca. Ou a tenda da AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema) próximo à entrada da feira de agricultura, onde se poderia degustar queijos e geleias fabricados em Saquarema, comprar frutas e mudas.

No palco, o coral Escola que Canta, da Escola Municipal Castelo Branco, encantou mais uma vez e mais tarde o coral adulto, ambos sob a batuta do maestro Moisés, também. Uma roda de capoeira fez a união entre o público da tradicional Feirinha de Artesanato e a Feira Cultural. Ali se encontrava o ator e diretor Guti Fraga, do Grupo Nós do Morro, do Vidigal, no Rio, e da Casa do Nós, em Bacaxá, que apresentou o ótimo Show das Ondas, mais tarde.

Este ano a Feira Cultural brilhou, num fim de semana farto com outros eventos culturais na cidade, como o III Concurso Nacional de Trovas de Saquarema, realizado na Loja Maçônica Novo Horizonte, em Bacaxá, sem falar da programação supimpa que o Frutíssima, restaurante-bistrô no Porto da Roça, vem fazendo, com roda de samba, jazz etc.

Similar Posts