
Otávio Maciel
Caro leitor,
Começo esta matéria lhe fazendo uma pergunta. O que seria uma estrela? Em sua definição literal, estrela (do latim “stella”) é um astro de plasma que possui luz própria, mantido íntegro pela gravidade e pressão da radiação. Estrelas são visíveis em nosso planeta durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz solar ou bloqueadas por fenômenos atmosféricos. Além disso, historicamente, as estrelas mais importantes da esfera celeste foram agrupadas em constelações, com as mais brilhantes recebendo nomes próprios. Contudo, o conceito de estrela, comumente utilizado em nosso cotidiano, é uma forma de classificar e referenciar as celebridades, os famosos. Em geral, aqueles que chamam atenção, indivíduos que se destacam no meio de uma multidão, com seus “nomes próprios” gravados na mente dos fãs e até mesmo de quem nunca o viu, mas ouviu falar, assim como uma estrela. E se eu te disser que Saquarema, nossa cidade, possui uma estrela própria?
ESTRELA DA CASA
No dia 25 de agosto de 2025, estreava a 2a temporada do programa Estrela da Casa. Reality Show brasileiro de competição musical com dinâmica de convivência em confinamento. Também associado como o BBB (Big Brother Brasil) para músicos. Um formato original da TV Globo, produzido e exibido pela emissora, com apresentação de Ana Clara, e mentoria de Michel Teló, com toda sua bagagem e inquestionável carreira para auxiliar os participantes na jornada, uma novidade desta edição. A “Capital Nacional do Surfe” contou com seu representante no reality. O artista, cantor e músico, Juceir Jr, de 35 anos, topou o novo desafio e oportunidade de mostrar seu talento em rede nacional e evoluir incessantemente a cada dia, aula e apresentação no programa.
OFICINAS COM ESPECIALISTAS
Com as chamadas Oficinas, os participantes tinham aulas com especialistas e desenvolviam outros talentos, seja com a dança ou interpretação de uma música, complementos da carreira que desejam. Já na Prova do Jingle, apuravam a criatividade em grupos, criando hits para uma campanha publicitária. Sem dúvida, uma das dinâmicas mais divertidas do programa! Destaco ainda a Jam Session, dia em que recebiam a visita de um artista consagrado do ramo para uma conversa sobre carreira, trocando experiências e tirando dúvidas, um contato direto e intimista. Curtindo, mais tarde, um show exclusivo do convidado e, para os ganhadores da prova Dono do Palco, fazendo um “feat” (uma parceria) com o mesmo. Diante de tantas provas e apresentações, Juceir foi se aperfeiçoando e impressionando os mentores e jurados. Não há como não pontuar sua excelente escolha e cuidado com o repertório, elemento fundamental até mesmo para seu desenvolvimento. Sua trajetória emocionou e cativou o público, rendendo assim, uma vaga na final. Tendo Fábio Jr. como inspiração e principal referência musical, não poderia faltar uma música do ídolo neste setlist, por isso, além da música “Enrosca” durante a temporada, na grande final, ele interpretou o clássico “Alma Gêmea”. Infortunadamente, o primeiro lugar, com prêmio e troféu da temporada, não veio. O 3o lugar deixou um sabor amargo para os fãs. Não pela atuação do artista, claro, mas sim pelo anseio e empenho da torcida em torná-lo o vencedor da edição.
DIAS DE CONFINAMENTO
Após 43 episódios e dias de confinamento, em entrevista ao Gshow, quando perguntado sobre a fama de galã da temporada e seguir uma possível carreira de ator, o cantor demonstrou interesse. “Essas oficinas que a gente fez dentro do Estrela acabam mostrando o outro lado, que a gente pode tentar atuar, pode tentar criar. Era uma coisa que eu sempre ouvia das pessoas, mas nunca me vi nesse lugar”, “Agora, com um pouquinho mais de confiança, tentando dançar, tentando me expressar melhor, estou pensando em continuar estudando e tentar de verdade”, conta Juceir. Logo após a final, no Estúdio Backstage – Pista Premium, recebeu uma mensagem de sua grande inspiração, o convidando para subir ao palco, e fazendo trocadilho com seus sobrenomes. “Já pensou? Fábio Jr. e Juceir Jr, os Juniores”, brincou Fabio Jr.
THE VOICE BRASIL
Você sabia? Essa não foi a única vez em que o cantor participou de um reality musical ou sua primeira vez num programa de televisão. Na mesma rede Globo, em 2022, fez parte da 11a temporada, a penúltima, do The Voice Brasil. E aqui vai um detalhe interessante! Juceir Jr foi finalista pelo time de Lulu Santos com outra campanha surpreendente, mas infelizmente bateu na trave e não ganhou a competição. Voltando mais no tempo, há também sua participação, aos 19 anos, no programa Ídolos, da Rede Record, em 2009. Como apurado ricamente pelo próprio jornal O Saquá naquela época, durante o processo de seleção, chegou a disputar com 37 mil candidatos de todo o Brasil, sendo 11 mil do Rio de Janeiro, ficando entre os 14 do estado e 88 participantes de todo o país. Uma correria entre Rio e São Paulo que durou cerca de 6 meses, conseguindo chegar na semifinal do concurso até ser eliminado. Todavia, mesmo após a eliminação, surgiram diversos convites para entrevistas nas rádios locais, shows, gravações em estúdios e inclusive, um fã clube no Orkut (rede social criada em 2004 e desativada em 2014, filiada ao Google e enorme sucesso no Brasil com mais de 30 milhões de usuários, a mais famosa até a chegada do Facebook). Para quem quiser saber mais sobre esta antiga matéria, vale a pena pesquisar em nosso site: www.osaqua.com.br
OCEANO DE OPORTUNIDADES
Juceir Jr, Saquarema agradece pela oportunidade de ter uma estrela no município. Estrela essa que certamente será admirada pelo mundo, assim como já está sendo pelo Brasil. Do nosso pódio, parafraseando Tiago Leifert, você não saiu um minuto do primeiro lugar. E mesmo ao fim do programa, continua sendo o campeão. Agora “Aguenta Coração”, porque ao contrário de um “Careless Whisper” (sussurro descuidado) nessa jornada, várias dicas foram ensinadas com muito cuidado por grandes profissionais. Neste “Oceano” de oportunidades você se jogou, ou melhor, mergulhou com tudo, agarrando e aprendendo sempre. Ao final das apresentações, a primeira palavra mentalizada e verbalizada por seus fãs, amigos e familiares com certeza era “Perfect” (Perfeito). Na música, queria transmitir o amor, um sentimento que não pode parar “Can’t Stop The Feeling”. A matéria está chegando ao fim, sim, eu sei. Mas para não ficar com o “Corazón Partío”, consigo dizer que, assim como a música “Alma Gêmea” de seu ídolo e cantada na final, você sabe como nos fazer feliz! De Saquarema para o mundo. Essa é, a verdadeira e autêntica, estrela da casa!
Otávio Maciel é estagiário em jornalismo, músico, pianista, contrabaixista e ator.