Cidade Comunidade Meio Ambiente Nas Bancas

Reunião sobre a Barra Francana Colônia de Pescadores Z 24

O canal da Barra Franca que liga a lagoa ao mar foi invadido por pedras que assorearam o local, trazendo enorme prejuízo para os pescadores (Foto: Divulgação – Internet)

Vinícius Mendes

No início de fevereiro, a Colônia de Pescadores, promoveu uma reunião com a SEMMA, Secretaria de Meio Ambiente de Saquarema, visando articular uma próxima reunião, com a presença de pescadores e integrantes da sociedade civil de Saquarema, para tratar dos assuntos relacionados a embargada obra emergencial da Barra Franca. Participaram da reunião o presidente da Colônia Z 24, Matheus e a secretária Carine, além dos representantes da SEMMA, Lucas Giolito e Taís. Na ocasião, os dois técnicos da SEMMA apresentaram o Estudo Lagunar encomendado pela Secretaria para verificação do canal Hídrico e das pedras caídas, que tanto atrapalham a navegação naquele local, colocando em risco a vida dos pescadores e outros.

A SEMMA apresentou também a documentação da obra junto ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para responsabilidade e execução, cuja contratação será feita pelo Governo do Estado do RJ. Com essa responsabilidade a SEMMA solicitou ao Vice Governador e Secretário do Ambiente Thiago Pampolha que o recurso de execução da obra venha através de recursos do FECAM, Fundo Estadual de Conservação Ambiental, num total de R$28 Milhões de Reais. Por isso, a SEMMA orientou e deixou um Abaixo Assinado na Colônia Z 24, para fortalecer o pedido para a reconstrução da Barra Franca, aberto para quem quiser e puder assinar, que será encaminhado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Similar Posts