
Junho no Brasil vai ser sinônimo de adrenalina na água em Saquarema. A etapa brasileira do WSL Brasil 2025 — o famoso VIVO Rio Pro — em junho, vai trazer para a cidade do litoral do Rio de Janeiro, o melhor do surf mundial. Essa será a oitava etapa do Championship Tour (CT) e promete ser decisiva na corrida pelo título mundial.
Saquarema costuma entregar ondas potentes e consistentes. Então, se a pergunta é qual praia acontece WSL Saquarema 2025, a resposta é clara: na Praia de Itaúna, o “Maracanã do Surfe”, onde o campeonato ocorre pelo terceiro ano consecutivo.
Em 2024, mais de 50 mil pessoas passaram pela arena do campeonato durante os dias de prova, onde consolidou o evento como um dos mais populares da temporada. Além disso, a cidade recebeu a certificação de “Destino Turístico Inteligente”, portanto, destaca os esforços em hospitalidade, sustentabilidade e inovação — fatores que voltam a ganhar destaque nesta edição de 2025.
Datas e programação
Embora o campeonato esteja programado para ocorrer entre os dias 21 e 29 de junho, as competições não acontecem diariamente, já que as baterias são realizadas de acordo com as condições do mar. A cada manhã, entre 6h e 7h, a organização do evento informa, por meio das redes sociais oficiais, se será um dia de disputa ou de espera. Em média, a competição se desenrola ao longo de quatro dias dentro da janela programada.
O WSL reforça seu compromisso com o impacto positivo. A edição de 2024, por exemplo, contou com projetos de preservação ambiental e economia circular, que valorizam a cultura local. Em 2025, a proposta continua: surf de alto nível e consciência ambiental caminham juntos.
Chegando e ficando
Saquarema fica a cerca de 100 km da capital fluminense, com acesso fácil tanto para quem vai de carro quanto de ônibus. A melhor opção para quem vem de fora é chegar pelo aeroporto do Galeão ou Santos Dumont, no Rio, e seguir viagem por terra. A cidade tem boa estrutura turística, com pousadas, hostels e casas para temporada. Só vale o alerta: reserve com antecedência. Durante a etapa do WSL, a cidade costuma ficar lotada, especialmente nos fins de semana.
Falar de surf no Brasil é falar de Saquarema. A cidade respira esporte. Desde 2017, a WSL oficializou a etapa brasileira por lá e consolidou a fama da Praia de Itaúna como uma das melhores do mundo para o surf de alta performance.
Mas Saquarema vai além das ondas. Conhecida como a “Capital Nacional do Surf”, oferece um turismo diversificado com foco em praia, natureza e cultura. A cidade atrai visitantes com suas praias, montanhas, lagoas e rica história, um ponto turístico ideal para quem busca atividades como surf, trilhas e passeios culturais.
A etapa brasileira acontece em um momento decisivo do tour. Faltam apenas algumas etapas para o corte final; assim, as performances em Saquarema ganham ainda mais peso. O WSL Saquarema 2025 não é só mais uma etapa do circuito. É uma celebração do surf e da cultura de praia que faz desse evento um dos mais especiais do calendário global. Prepare-se, escolha seu equipamento com atenção e viva o melhor do surf brasileiro em um cenário que é pura energia
WSL e Prefeitura de Saquarema reforçam parceria em prol da preservação ambiental
O Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, mantido pela Prefeitura de Saquarema, recebeu representantes do Ministério Público Federal, da WSL e da prefeitura para uma reunião com o objetivo de apresentar os resultados das ações ambientais desenvolvidas durante a etapa de 2024 e os planos para 2025 voltados à preservação da fauna, flora e do ambiente marinho da região. O Mundial de Surfe acontece entre os dias 21 e 29 de junho, na Praia de Itaúna.
O secretário municipal de Meio Ambiente Gilmar Magalhães destacou a importância da parceria com a WSL para o município: “Essa colaboração tem sido fundamental para fortalecer as ações de proteção ambiental em Saquarema. A WSL não apenas traz visibilidade para nossa cidade, mas também demonstra um compromisso real com a sustentabilidade e o bem-estar dos moradores”, afirmou Gima, como é conhecido o secretário de meio ambiente.
O encontro contou com ainda com a participação do procurador do Ministério Público Federal, Leandro Mitidieri, do procurador municipal Claudius Barcellos, do representante da WSL Roberto Sivieiro e representantes da sociedade civil. A participação ativa dos moradores foi fundamental para esclarecer dúvidas sobre coleta de lixo, montagem e desmontagem das estruturas do evento e fiscalização ambiental. O clima foi de diálogo aberto e construtivo, reforçando o compromisso conjunto entre a WSL, o poder público e a comunidade para a preservação do meio ambiente local.