Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura Nas Bancas

O inimaginável aconteceu!

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Hein?… Isso aconteceu mesmo?… Inimaginável!… Por mais vivida que seja, nunca vi uma notícia como essa… Mas aconteceu mesmo!… E no Rio, “no Estação Net Rio, tradicional cinema de rua, em Botafogo, na Zona Sul carioca: no último sábado de janeiro, cerca de 40 pessoas foram esquecidas por funcionários do cinema e ficaram presos no local – depois da última sessão do filme “Os rejeitados”. Pode? Não deveria poder. Mas aconteceu!…

Segundo ADRIANA RATTES, diretora executiva do Circuito Estação Net, “este episódio ocorreu por falha da gerente do cinema que não cumpriu sua função de fazer a ronda em todas as salas antes de apagar as luzes e fechar o cinema.” E complementa a sócia-fundadora do Grupo Estação: “ – A rigor, foram dois erros. A gerente pediu para um funcionário conferir se todas as salas já estavam vazias, e ele esqueceu de olhar uma delas. Ao mesmo tempo, ela também não checou, por meio do computador, se todas as projeções já tinham sido encerradas. É uma situação totalmente atípica, terrível, escandalosa. A gerente ficou tão apavorada que me ligou naquele exato momento, por volta da meia-noite.”

“Por meio de nota, a empresa frisa que vem tomando as devidas providências. Os dois funcionários envolvidos no caso seguem afastados… e tudo aponta para que a história tenha um final mais feliz” (cf. “O Globo”, de 2.2.2024)

Que final “mais feliz” seria este? “Uma semana após serem esquecidos por funcionários e ficarem presos no local – depois da última sessão do filme “Os rejeitados” – espectadores foram agraciados em 03/02/2024, com uma projeção especial de “O sabor da vida”, produção inédita de Anh Hung Tran protagonizada por Juliette Binoche (e com previsão de estréia em 29 de fevereiro).

O clima na ocasião era de festa. Como compensação pelo transtorno, o Grupo Estação distribuiu aos cerca de 30 prejudicados um cartão com ingressos ilimitados para 2024 – com acompanhante e pipoca. Em cartazes colados nas paredes do estabelecimento lia-se: “Rejeitados por um dia, amados para sempre”. E também “cobiçados”, como ouvia-se no saguão do cinema. “Eles foram de rejeitados a invejados”, murmurou uma senhorinha, ao apontar para o grupo: “Para mim, seria um sonho isso tudo. Infelizmente, não fiquei presa naquela sessão”, lamentou.” (O Globo, de 05.02.2024)

“Não queiras compreender. Viver ultrapassa todo entendimento.” CLARICE LISPECTOR.

Similar Posts