Cidade Comunidade Dulce Tupy Nas Bancas Opinião Política

Março, mês de muitas reflexõessobre as mulheres e as águas

Editorial - Dulce Tupy

O mês de março é sempre carregado de reflexões sobre as mulheres, devido ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março e devido ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. E mulher e água tem tudo a ver. Primeiro porque água é vida e a mulher é quem dá a vida entre os humanos… E para dar a vida, a mulher porta uma bolsa de água que é o primeiro habitat humano. Sendo assim, mulher e água estão intrinsecamente vinculadas sempre.

Neste ano, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado mundialmente, como sempre, mas desta vez com o alarmante número de mulheres e crianças mortas na Faixa de Gaza, na palestina, invadida e bombardeado pelo governo de Israel, depois de ter sido atacado pelas forças do grupo Hamas. Esse conflito que já dura meses está sacodindo o mundo, pela crueldade que está sendo divulgada em quase todos os países da Terra, com raríssimas exceções.

No Brasil, o Dia Internacioinal da Mulher tem sido comemorado nos últimos anos com eventos e ações de proteção e conscientização. Porém, no dia 14 de março, é comemorado também o assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson; como esquecer essa data? O caso Marielle está há 6 anos sendo julgado, sem solução, e agora acaba de ir para o STF, onde ficará a cargo do ministro Alexandre de Moraes que foi sorteado como relator na Corte.

Moraes vai relatar as investigações sobre os mandantes e responsáveis pelas mortes da vereadora do PSOL e seu motorista, Anderson Gomes. O inquérito foi enviado para o STF na última quarta-feira (13), por determinação do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Raul Araújo, após novas provas fazerem menção ao nome de um parlamentar federal com foro privilegiado. Por lei, o STF é o tribunal em que devem tramitar inquéritos e processos penais envolvendo senadores e deputados federais, informa matéria publicada pelo UOL.

ÁGUA É VIDA

Quanto à água, a ANA, Agência Nacional de Águas, promoveu vários eventos em Brasília, transmitidos pela internet, a partir de estudo sobre os impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos. O lançamento do estudo deu início à Jornada da Água 2024 e que revelou o tema do Dia Mundial da Água (22 de março) no Brasil neste ano: “A Água nos Une, o Clima nos Move”. A publicação completa e o resumo executivo estão disponíveis no portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.

Impotante ressaltar também o “Perfil dos representantes dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e a voz das mulheres nesses espaços”, pesquisa assinada por Fernanda Matos, Reinaldo Dias e Alexandre Carrieri, onde fica demonstrada a pequena participação das mulheres, em torno de 31% apenas nesses coletivos, representantes de uma população de mais de 50% de mulheres no Brasil. Essa situação tende a mudar, a partir de pesquisas que revelam essa relidade discrepante no cenário nacional. Portanto mulher e água se fundem nas comemorações de março, um mês carregado de simbolismo.

Similar Posts