Cidade Comunidade Dulce Tupy Nas Bancas

Fórum de jornalistas em Niterói

O jornalista Jourdan Amora e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro Mário Sousa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) realizou um Fórum de Jornalismo na UNIVERSO, Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói. O evento voltado para jornalistas e estudantes de Comunicação Social, debateu vários temas, entre eles a obrigatoriedade do Diploma de Jornalista, as Fake News, Novas Tecnologias e Jornalismo Ambiental. A palestra de aberrtura foi feita pelo veterano jornalista Jourdan Amora, dono dos jornais A Tribuna e Jornal de Icaraí.

Fundador do próprio SJPERJ e da Associação de Donos de Jornais do RJ, Jourdan Amora , 82 anos, trabalhou na Última Hora e Jornal do Brasil, entre outros órgãos da época que enfrentaram a ditadura mililar. Foi um combativo repórter até se consolidar como dono de uma das gráficas mais atuantes no Rio de Janeiro, responsável por imprimir dezenas de jornais do interior fluminense, inclusive o jornal O Saquá, há mais de 20 anos. Com uma liderança na classe jornalística imbatível, Jourdan deu uma verdadeira aula e revelou que tem todos os recados da censura militar arquivados até hoje.

JORNALISMO AMBIENTAL

Participaram os seguintes palestrantes: o presidente do SJPERJ e âncora do Fórum Mário Sousa, a jornalista e coordenadora do Curso de Comunicação Social da UNIVERSO, Katia Falcão, a vice-presidente do SJPERJ e editora do jornal O SAQUÁ, de Saquarema, Dulce Tupy, os radialistas Rodrigo Gomes e Claudio Salles, da antiga Rádio Maldita, hoje professor universitário, o jornalista e representante da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) Marcos Gomes, a advogada Paula Caldeira, o advogado e jornalista Célio Junger, jornalistas representantes da Baixada Fluminense liderados por Antônio Carlos, de Belford Roxo, diretor do SJPERJ, o designer Ismael Maciel e outros. Foi uma oportunidade singular para debater o futuro do jornalismo.

Alguns palestrantes deram depoimentos para a TV UNIVERSO parceira da TV Cultura, inclusive a jornalista Dulce Tupy que falou de jornalismo ambiental e denunciou a construção do Porto de Jaconé, que poderá vir a ser um grande desastre para Maricá e Saquarema. O SJPERJ também promoveu, recentemente, a 2ª Conferência de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, com excelentes resultados, rumo à Conferência Nacional que deverá ser convocada ainda este ano, em Brasília.

A jornalista Dulce Tupy, vice-presidente do SJPERJ, de Saquarema, o diretor Antônio Carlos, de Belford Roxo, do núcleo da Baixada Fluminense, e o presidente Mário Sousa

Similar Posts