Cidade Comunidade Política

A posse de Dilma Rousseffem Xangai, na China

Dilma tomou posse como presidenta do Banco do BRICS, em Xangai, na China

Recebi de um grande amigo que mora atualmente me Roraima, o designer Paulo Carvalho, uma foto da Dilma, com uma pequena legenda: Essa mulher me representa. Respondi rapidamente: Ela também me representa… É isso que está acontecendo com os quadros mais brilhantes da nossa geração. A geração 68, que resistiu a tudo e a todos, que lutou, se embrenhou no mato, fez o diabo e resistiu às tentações, tendo sido torturada nos porões da ditadura civil e militar que se intalou no Brasil a partir de 1964 e durou difíceis 21 anos de chumbo. Nós suportamos as dores do mundo, como diria o também resistente ´poeta Carlos Drumond de Andrade.

Somos uma geração marcada pelas lembranças cruéis daqueles tempos bicudos, em que não se podia juntar 3 jovens numa esquina, porque a polícia aparecia do nada e, além de pedir documentos, nos revistava a todos e todas, encostados (as) numa parede! Foi muito difícil ultrapassar essas memórias frias e sombrias…Amigos desapareceram, como na versão de “Woman no cry”, Não chore mais, feita por Gilberto Gil: “amigos, presos, amigos sumindo assim, pra nunca mais”. Sumiram, como Stuart Angel, até hoje reclamado pelo que restou da família, a corajosa jornalista Hildegard Angel…

Dilma Roussef era uma jovem idealista naquela época. Uma dirigente partidária, acima dos demais jovens de sua geração; foi presa e torturada. Porém, não revelou os planos da organização e nem dedurou ninguém. Por isso foi tão odiada pelo pessoal da chamada direita no Brasil, hoje encabeçada pelo ex-presidente Bolsonaro, que também não suportava a ex-vereadora e mártir do movimento social ed o movimento negro Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1947, Dilma adotou o socialismo em sua juventude e a luta armada no Comando de Libertação Nacional (COLINA), mais tarde na Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares), contra a ditadura. Passou quase 3 anos presa, de 1970 a 1972, primeiramente pelosmilitares da Operação Bandeirante (OBAN), pelos quais foi torturada, e, posteriormente, pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

SENHORA LIBERDADE

Solta, Dilma reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul junto com seu companheiro Carlos Araújo, membro fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT). De 1985 a 1988, na gestão Alceu Collares, então prefeito de Porto Alegre, foi Secretária Municipal da Fazenda. De 1991 a 1993 foi presidente da Fundação de Economia e Estatística e depois Secretária Estadual de Minas e Energia entre os períodos de 1993 a 1994 e de 1999 a 2002 (governo de Alceu Collares e Olívio Dutra). Em 2001, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e em 2002 participou da equipe que formulou o plano de governo de Lula, para a área energética. Durante o governo Lula, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia e, posteriorrmente da Casa Civil.

Em 2010, foi eleita a primeira mulher presidenta do Brasil, reeleita em 2014. Porém, diante da crise política, foi afastada do cargo e sofreum impeachment, tendo seu mandato definitivamente cassado, em 31 de agosto de 2016, mesmo mês em que o presidente Getúlio Vargas deu um tiro no coração, em 1954 Mas Dima não perdeu o direito de ocupar cargos públicos. Foi eleita em 24 de março de 2023, por unanimidade, para o cargo de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, do BRICS, a aliança entre o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul,.com mandato até julho de 2025.

Lula foi à posse de Dilma, em Xangai, na China, com vários ministros e governadores. Dilma foi aclamada mundialmente, não só pelo cargo estratégico que ocupa, mas por sua postura política ao longo da vida. Mulher, mãe e política, Dilma me representa , como também a meu amigo Paulo e a tantos outros companheiras e companheiras nesta jornada que venho levando ao longo dos anos. À companheira Dilma, que conheci pessoalmente no Movimento de Mulheres do PDT, todo meu respeito e admiração. Você merece!

Similar Posts