Cidade Comunidade Cultura Educação Homenagem Social

Homenagem póstuma a Beatriz Nascimento

A historiadora Beatriz Nascimento (Foto: Divulgação)

A professora, pesquisadora, escritora, historiadora e roteirista Beatriz Nascimento, recebeu em homenagem póstuma o título de Dra. Honoris Causa, concedido pela UFF, no Auditório Milton Santos, no Campus da Praia Vermelha, no Mês da Consciência Negra. Beatriz é a primeira mulher negra a receber essa homenagem.

Sergipana de nascimento, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, na década de 50, onde se graduou em história pela UFRJ; posteriormente fez uma especialização na UFF. Beatriz tinha uma visão diferenciada sobre a história do negro, e defendia que a história do negro deveria ser escrita por negros!

E foi o que fez. Esteve na África pesquisando, escreveu vários artigos. Publicou um livro e fez um filme excepcional. Hoje ela é uma referência nos cursos de história do Brasil. Silvio Lima, diretor do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) dirigiu a cerimônia, onde o primeiro a se manifestar foi o sobrinho de Beatriz, o geógrafo Victor Nascimento, também professor do INFES, que fez a proposta aceita pelo Conselho da UFF.

Em seguida, Cláudia Nascimento, esposa de Victor, cunhada de Beatriz, recebeu o prêmio em nome de Beatriz Nascimento. Poetisa e ativista da luta contra o racismo, foi destacada no ato como uma pioneira do resgate da história do negro no Brasil, hoje presente na maioria das faculdades de História e Ciências Sociais.

Similar Posts