Cidade Comunidade Meio Ambiente

Encontro de mulheres na Mombaça e pesca artesanal

O encontro foi no Centro Comunitário de Mombaça (foto: Divulgação/Instituto Ondas)

O Instituto Onda Azul, com apoio da Petrobras, promoveu um encontro para debater o fortalecimento das mulheres nas decisões coletivas em prol de melhorias na pesca artesanal. A roda de conversa foi no Centro Comunitário da Mombaça, em Saquarema.

“O objetivo desta ação é construir estratégias de fortalecimento das mulheres das comunidades possibilitando a troca de experiências locais e a valorização da cultura e da força feminina”, explicou a bióloga Jemilli Viaggi, assistente técnica do Eixo 3 do programa “Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário”. O Programa Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL) do Instituto Onda Azul abrange comunidades pesqueiras de Maricá, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia e vai beneficiar, até meados de 2024, 800 pescadores.

PROJETO SUSTENTÁVEL

O USSL é sustentado por 3 eixos: Pesca Sustentável e Qualidade de Vida, Turismo de Base Comunitária e Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário. O Instituto Onda Azul é uma organização não governamental sem fins lucrativos, especializada em gestão de projetos socioambientais, fundada no Rio, em 2006.
Entre as ações do projeto USSL, estão educação ambiental, economia criativa, produção científica e capacitação no manejo do pescado e comercialização, com foco na geração de renda. Está prevista a criação de um site, com informações sobre os arranjos turísticos sustentáveis nas localidades trabalhadas pelo projeto, a formação de redes de mulheres pescadoras e a publicação de um livro documentando todas as etapas do projeto

Similar Posts