Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

O inacreditável acontece!

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Sim, de vez em quando acontece e vira notícia, como ocorreu no jornal “O Globo”, de 23/07 passado, quando noticiou: “VONTADE INOXIDÁVEL: Aos 68 anos, ex-sedentário escala Everest e desafia limites do corpo na maturidade.” Pois é, isso aconteceu com o curitibano JOEL KRIGER, de 68 anos, que ao chegar ao cume do Everest (8.848 metros) no dia 15 de maio, ele não apenas se tornou “o brasileiro mais velho a conquistar o topo do mundo, mas também mostrou que é possível ampliar – e muito – os limites humanos”, segundo a jornalista Ana Lucia Azevedo, em excelente matéria publicada no citado jornal. “Mesmo quem foi como ele sedentário por boa parte da vida, a trajetória de KRIGER mostra que, se parar o tempo é impossível, é viável reduzir dramaticamente as marcas da passagem dele e reinventar aquilo que se costuma chamar velhice”, conforme Ana Lucia Azevedo.

Até os 50 anos, JOEL KRIGER era sedentário. Hoje personifica o poder da atividade física. E também “a imagem da determinação, da perseverança e do foco. Em pouco mais de 18 anos, o empresário de Curitiba se tornou montanhista, maratonista aquático, triatleta e ultramaratonista de montanha.

“E tudo porque, em 2003, aceitou o convite do amigo João Carlos Angelini de fazer uma caminhada até o Everest. Não só gostou como ampliou o desafio”, ainda segundo a jornalista Ana Lucia Azevedo.

Após subir o lugar mais alto do planeta, KRIGER deseja ampliar seus horizontes no mar. Tentará em 2023 atravessar a nado o Canal da Mancha, um percurso de 33,3 km da França à Inglaterra, em águas geladas. Já tentou duas vezes e numa delas teve que parar a 800 metros da chegada. Desistiu da tentativa, mas não do desafio: em 2023 tentará de novo. O Everest também só foi alcançado na terceira tentativa, sob um frio de – 30c.

E incrível é que a carreira de recordes no esporte, não trouxe como consequência deixar de lado o trabalho. “Numa idade em que a maioria das pessoas está aposentada, ele, que é profissional de computação por formação, continua a trabalhar oito horas por dia, à frente da sua empresa de importação, em Curitiba.” (Ana Lucia Azevedo)
Tampouco resultou em negligenciar a família e os amigos. Eles são “seu apoio e segurança”, frisa.
– “Vou e volto para a minha família. A montanha e o mar sempre vão estar lá”…

Bravo, JOEL KRIGER! Vamos sempre torcer por você!

“Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada!” Escreveu Mário Quintana. “A vida só é possível reinventada!” (Cecília Meireles). E… “É o sonho que mostra o caminho.” – escreveu Goffredo Telles Junior.

Similar Posts