Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

Renove-se e sobreviva!…

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

“ Gostar de viver dói”, escreveu Clarice Lispector. E como dói! Sobretudo no tempo presente, de vida dura, duríssima para a Humanidade em geral, e no Brasil, em particular. Abra o jornal, veja a TV ou as notícias nos meios eletrônicos: guerra, pandemia e só dissabores, vergonha…

Sim, gostar de viver dói muito, Clarice! Mas na escuridão, raios de sol iluminam e podem direcionar-nos para o sorriso e a esperança: “Não existe meio mais seguro de fugir do mundo do que a ARTE, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a ARTE.” (Göethe). E todas as Artes contribuem para a maior de todas as ARTES, A ARTE DE VIVER.” ( Bertold Brecht).

Portanto, fortalecidos pela ARTE, seja ela qual for, seguiremos encantados, humanizados, transformados e libertos da dor dos fatos cotidianos, que, queiramos ou não, estão presentes na vida atual.

Assim, amado leitor, permita que a ARTE seja uma presença contínua em seus dias. Tome conhecimento dos fatos mas permita-se encantar com um belo poema; cumpra seus deveres diários mas não seja insensível à beleza da música, divina música…; siga sua rotina na preparação do seu futuro, mas não desperdice a oportunidade de ler uma bela crônica ou conto selecionado… ou ainda assistir a alguma série da sua preferência, que possa fazer bem ao seu estado de espírito…Enfim, equilibre sua vida com razão + emoção, obrigações a cumprir + a percepção da beleza em seus dias, esteja onde ela estiver… E lembre-se dos úteis e sábios conselhos de Machado de Assis: “Não é ridículo ser afetuoso”…e “O amor é a lei da vida, a razão única da existência”…

RENOVAR-SE, diariamente, parece ser o imperativo para a preservação da saúde física e mental neste mundo caótico. Estejamos atentos a isso. Não permitamos que a crueldade dos fatos, quase que diária, nos atinja e moleste a ponto de roubar de nós a felicidade a que todos temos direito!

Afinal, nosso planeta é azul! E a vida é BELA!…

Similar Posts