Cidade Comunidade Cultura Educação Homenagem Meio Ambiente Política Social

O Saquá 269 – Chamadas de Capa

Morreu Maria Prestes, uma mulher histórica e guerreira!

Os jornalistas Edimilson Soares e Dulce Tupy, recepcionando a sempre guerreira Maria Prestes, no aniversário de 15 anos do jornal O Saquá, comemorados com uma exposição na Casa de Cultura Walmir Ayalla, em Saquarema

O falecimento de Maria Prestes, viúva do senador e líder comunista Luis Carlos Prestes, denominado pelo escritor Jorge Amado como “O Cavaleiro da Esperança”, por seus feitos heróicos, passou quase despercebido pela grande mídia nacional. Aos 92 anos, completados em fevereiro deste ano, Maria Prestes viveu nos últimos 30 anos entre o Rio de Janeiro, onde morava, num apartamento doado pelo célebre arquiteto Oscar Niemeyer, quando a família retornou do exílio na antiga União Soviética, e Saquarema, precisamente em Manitiba, onde passava longas temporadas, em sua casa, ao lado da casa de sua filha Zóia Prestes. Maria amava Saquarema, onde chegou de malas e bagagens junto com o casal de jornalistas Dulce Tupy e Edimilson Soares, no final dos anos 90. Aqui compartilhou grandes momentos do movimento comunitário, sendo co-fundadora da Associação de Moradores e Amigos de Barra Nova (AMA-Barra Nova) e da Federação de Moradores e Amigos de Saquarema (FAMOSA), tendo participado com seu filho Yuri Prestes do 1* Encontro Comunitário de Saquarema, realizado no CIEP Astrogildo Pereira, em Bacaxá. Aqui recebeu também honrarias da Câmara Municipal como o título de “Cidadã Saquaremense” e “Mulher de Ouro” e participou da visita da então presidenta Dilma Rousseff que esteve na inauguração do Hospital Estadual dos Lagos (HELagos), em Bacaxá. A perda dessa grande companheira para os saquaremenses que conviveram com ela é enorme. Também para os seus vizinhos que a chamavam apenas de Dona Maria. Fica o sentimento de gratidão para aqueles que puderam desfrutar de sua presença sempre ativa, suas histórias memoráveis e seu espírito combativo, que nunca se dobrou às injustiças e aos poderosos. O velório foi na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Páginas 4, 5 e 6

O “Dia de Darwin” foi comemorado em Cabo Frio

A Fazenda Campos Novos abrigou um grande evento no “Dia de Darwin”

Foi comemorado na sede da fazenda Campos Novos, em Tamoios, o “Dia de Darwin”, para celebrar os 190 anos da passagem do grande naturalista inglês por Cabo Frio. O evento teve o apoio da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), que trouxe uma exposição de seu acervo sobre Darwin, Feira do Agricultor e assinatura de vários convênios, inclusive a garantia da necessária restauração da fazenda. Charles Darwin também passou por Saquarema, onde pernoitou uma noite. Em Ponta Negra, Darwin registrou no dia 9 de abril de 1932 os famosos “beachrocks”, arenitos de praia, que são testemunhas da época em que só havia um super continente, o Bondwana, que gerou os demais continentes e subcontinentes, incluindo a África e a América Latina, separados pelo Oceano Atlântico. Foi uma data que deveria ter sido comemorada por todos os municípios da Região dos Lagos.
Página 2

O dilema da Barra Franca

O descarte dos montes de areia cavados para se criar um canal de navegação na Lagoa de Saquarema foi interrompido pelo Ministério Público Federal, em São Pedro da Aldeia, por estarem sendo descartados irregularmente na Praia do Gravatá. Embora a obra emergencial para retirada das pedras do canal entre a lagoa e o mar estivesse em andamento, tudo indica que um novo EIA-Rima (Relatório de Impacto Ambiental) será feito, para alívio dos ambientalistas e do movimento SOS Barra Franca. Uma audiência pública está sendo convocada para o dia 16 de fevereiro na Assembleia Legislativa, no Rio, transmitida pela Plataforma Meet e, portanto, aberta ao público em geral.
Página 3

O Aniversário de Araruama

A prefeita Livia, hasteando a bandeira

Os 163 anos de Araruma começaram a ser comemorados no dia 4 de fevereiro e vão se estender até o dia 17/02. Segunda maior cidade da Região dos Lagos, teve em seu aniversário a Copa Internacional de Kitsurfe, na Praia do Outeiro, a inauguração de várias escolas e Casas de Reforço Escolar, além de uma exposição de flores de Holambra, na Praça João Hélio. Com uma população de mais de 130 mil habitantes, Araruama tem uma forte vocação turística, tendo como principal atrativo a maior lagoa hipersalina do mundo – a famosa Lagoa de Araruama – patrimônio da Região, com grande diversidade marinha, fonte de renda para os pescadores e conhecida por seu belíssimo por do sol de tirar o fôlego.

Similar Posts