Cidade Comunidade Meio Ambiente

Territorialização e aceleração dos ODS

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Saquarema tem cinco projetos alinhados aos ODS
São 17 ODS com 169 metas a atingir até o ano 2030

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Petrobras e o Grupo de Trabalho – ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) promoveram um webinário (seminário na internet, virtual) de apresentação do “Diagnóstico Situacional de Indicadores Municipal ODS” e da “Avaliação Integrada do Plano Plurianual (PPA) do município de Saquarema”, no dia 28 de abril. O webinário foi mais uma etapa do Projeto “Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, no qual Saquarema é um dos participantes, entre outros municípios do Rio de Janeiro.

O projeto visa a promoção de iniciativas de fortalecimento da participação do governo local, da sociedade civil organizada e do setor privado na “aceleração do desenvolvimento sustentável” segundo a Agenda 2030, um documento assinado por 162 países, entre entre eles o Brasil, na ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. No webnário, também foram apresentadas as sínteses dos 5 projetos de alinhamento aos ODS, elaborados pelo Grupo de Trabalho de Saquarema.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Após a abertura, feita pela consultora técnica do PNUD/Petrobras, Beth Filizzola, a coordenadora do projeto, Giane Boselli, falou da importância dessa iniciativa que se iniciou no ano passado e vem se realizando em 116 municipios em todo o país, com encerramento previsto para o dia 30 de junho. Programado de início para ser presencial, o projeto teve que se adaptar à pandemia de Covid, tornando-se totalmente virtual, realizado exclusivamente pela internet, por razões de segurança sanitária.

O representante da Petrobras, Sérgio Braz, destacou o projeto nos municípios da Bacia de Campos e particularmente a localização de Saquarema, que junto com Maricá e Niterói, se situa na área de influência do Pré-Sal, ganhando portanto um peso especial. Informou ainda que a Petrobras tem interesse em trabalhar com a sociedade civil, com destaque pra os projetos alinhados com os ODS 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre).

PROJETOS DE SAQUAREMA

Representando o Grupo de Trabalho de Saquarema, a ambientalista Iza Paz apresentou os projetos locais: “Água, Gênero e Saneamento”, proposto pela jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá e diretora da Tupy Comunicações, o projeto “Mar de Saquá”, proposto pela própria Iza Paz, sobre a limpeza das praias em Saquarema, o projeto “Nem tudo é lixo”, proposto pela professora Sueli Aparecida, de coleta e reciclagem de lixo nas escolas, como já ocorre na Escola Municipal Osiris Palmier da Veiga, em Barra Nova, o projeto “Você sabe o que é TDAH?”, sobre o bulling nas escolas, proposto pelo psicólogo Daniel Alves, e o projeto “Conexão ODS”, do Coletivo Nós por Nós, de Campós de Goytacazes, em parceria com o Grupo de Saquarema, que propõe lives semanais sobre a Agenda 2030.
O consutor do PNUD, engenheiro ambiental Felipe Dias, apresentou o “Diagnóstico Situacional de Indicadores ODS de Saquarema”, com dados do último censo do governo federal, e a “Avaliação Rápida Integrada (RIA) do Plano Plurianual (PPA) Municipal de Saquarema”. Com o titulo “Reflexão sobre o Alinhamento do PPA de Saquarema aos ODS”, a apresentação revelou a necessidade de acrescentar novos dados municipais, visando o desenvolvimento sustentável, através do alinhamento com a Agenda 2030.

TRANSFORMANDO O MUNDO

Aberto à população de Saquarema, o webnário teve cerca de 30 participantes, entre eles os secretários municipais de Agricultura e Pesca Welligton Matos e de UrbaniAsmo, Danilo Goretti, a anbientalista Yara Blochtein, coordenadora nacional do programa “Academia de Embaixadora da Água”, da BPW-Brasil, a diretora municipal de Cultura Telma Cavalcanti, a professora Terezinha Ruade, presidente do MAMAS (Movimento Articulado de Mulheres Amigas de Saquarema), a bióloga Shantala Torres, da BlueBirdBR Turismo Sustentável, Luiz Antonio dos Santos, do Instituto Sol Nascente, de Tamoios/Cabo Frio, e o guarda ambiental Wellington Lacerda, entre outros.

No webnário foi apresentado um vídeo sobre a Agenda 2030 – “Transformando nosso mundo”, disponível na internet, enfocando as 3 dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Segundo a consultora Beth Filizzola, Saquarema só tem a ganhar com o alinhamento aos ODS. “Esse webnário foi o primeiro passo”, conclui a consutora que também é responsável por outros municípios no Estado do Rio de Janeiro, incluindo São Gonçalo e Macaé.

Similar Posts