Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Opinião Política

O Saquá 236 – Chamadas de Capa

 

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Maio de 2019 (edição 236)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

Os 250 anos da Folia do Divino

A Procissão do Glorioso Divino Espírito Santo é imponente, com seus personagens, entre eles o pequeno imperador, os foliões com seus instrumentos e a banda de música (Foto: Paulo Lulo/Arquivo do jornal O SAQUÁ)

A Folia do Divino de Saquarema existe há pelo menos 250 anos, e seu principal símbolo, o coreto do “Império do Divino”, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, foi inaugurado em 1769. Situado na Praça Oscar de Macedo Soares, é a construção mais antiga do município. O “Império” foi doado pelo fazendeiro Tomás Cotrim, que também doou objetos litúrgicos como a enorme coroa de prata, o resplendor do Divino Espírito Santo, o bastão e indumentárias. Segundo relato de Darcy Bravo em seu livro “Minha Terra Saquarema”, esgotado, a Festa do Glorioso Divino Espírito Santo é de origem rural, mas alcança todos os bairros. No centro de Saquarema, até hoje se mantém a “Benção da Farinha”, um rito de fé feito pelos foliões, preconizando a fartura dos alimentos para o ano todo.
Página 3

 

Filho do presidente x General Mourão

O vice-presidente, Hamilton Mourão é o principal alvo do barraco eletrônico dos filhotes do poder (foto: Agência Brasil)

A imprensa em geral vem noticiando nos últimos tempos o clima tenso no Palácio do Planalto entre os filhos do presidente Bolsonaro e o vice, general Hamilton Mourão. Não é a primeira vez que ruídos acontecem na comunicação entre eles, via redes sociais, especialmente quando intervém o guru do núcleo duro presidencial, Olavo de Carvalho, que detona torpedos desde o longínquo estado da Virgínia, nos Estados Unidos, para o Brasil. É o tema do jornalista Silênio Vignoli.
Página 2

 

Ditadura Nunca Mais

Promovido pelo SEPE/Região dos Lagos, o debate no Auditório da Faetec reuniu estudantes e professores (foto: Divulgação/SEPE)

Um evento na FAETEC, na Barreira, promovido pelo SEPE da Região dos Lagos, reuniu estudantes e professores para debater a ditadura no Brasil, que durou de 1964 a 1985. Convidados pra a mesa do debate veteranos combatentes da esquerda como Maria Prestes, viúva do líder comunista Luiz Carlos Prestes, o sindicalista histórico Raphael Martinelli, o jornalista da TV Comunitária do município do Rio de Janeiro, Paulo Gomes e o escritor Geraldo Sardinha, da Liga dos Irredentos.
Página 6

 

O jovem Marcel em destaque na Câmara

O jovem Marcel em seu gabinete (foto: Dulce Tupy)

A Câmara Municipal acabou de empossar três novos vereadores, entre eles Marcel Chagas, filho do empresário e ex-vereador de Saquarema Carlos Chagas. Aos 32 anos, o jovem Marcel vem demonstrando, em pouco mais de um mês, grande capacidade de trabalho, tendo apresentado inúmeras indicações e projetos de lei. Marcel preside duas Comissões Legislativas e já agendou duas Audiências Públicas, uma sobre a qualidade dos serviços prestados pela Eneel e outra sobre transporte em Saquarema.
Página 5

 

 

Similar Posts