Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Política Social

O Saquá 209 – Chamadas de Capa

 

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de fevereiro de 2018 (edição 209)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar!

 

 

 

As delícias do verão na Barrinha

No cenário dominado pela igreja de Nossa Senhora de Nazareth, a Barrinha é um espaço sagrado de esporte e lazer (foto: Edimilson Soares)

A Barrinha é o local onde as águas do mar se encontram com a Lagoa de Saquarema. Situada num cenário de rara beleza, com a imagem da igreja matriz de Nossa Senhora de Nazareth pairando no alto do outeiro, a Barrinha vem sendo um dos pontos mais frequentados pelos banhistas em busca de águas calmas e cristalinas. Ali se encontra uma verdadeira praça de alimentação, com muitas opções: do simples lanche, ao frango assado e ao peixe frito, com destaque para os frutos do mar. Nos últimos anos, a Barrinha tornou-se um “point” forte no verão.
Página 4

 

Reunidos membros do conselho do Parque Estadual da Costa do Sol, em Saquarema

Realizada no plenário da Câmara Municipal, a reunião do PECS foi a primeira em Saquarema (Foto: Facebook/Luiz Lopes)

O conselho do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), do qual Saquarema faz parte, se reúne regularmente. Mas pela primeira vez a reunião ordinária do PECS se realizou na Câmara Municipal, mobilizando a comunidade local, representantes da sociedade civil organizada, ambientalistas e membros da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O PECS é um parque que conta com inúmeras Unidades de Conservação Ambiental, como a Apa da Massambaba, que abrange Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo. O PECS inclui ainda os municípios São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios.
Página 7

 

Paulo Melo em ação na Alerj

O deputado em várias comissões (foto: Rafael Walla)

O deputado Paulo Melo está super ativo na Assembleia Legislativa novamente, integrando várias comissões parlamentares e presidindo a importante Comissão de Orçamento. É a volta do guerreiro aos trabalhos legislativos, onde é considerado um mestre.
Página 3

 

“Carinhoso” há 100 anos

Pixinguinha, um gênio da música (Foto: Walter Firmo)

O centenário de “Carinhoso”, um dos maiores clássicos da Música Popular Brasileira, celebra a música de Pixinguinha, composta em 1917, mas que só foi letrada em 1936 por Braguinha. Com inúmeras interpretações, a canção merece todas as homenagens por um século de sucesso absoluto.
PÁGINA 6

 

Carnaval da fantasia, mas sem Luiz Bigode

Luiz Bigode inspirou o boneco do Bloco do Rama (Foto: Agnelo Quintela)
As fantasias antecipam
o carnaval (Foto: Edimilson Soares)

O carnaval em Saquarema sempre começa com uma exposição de fantasias na casa de Dona Amélia, no Porto da Roça, onde as peças ficam em exibição por pelo menos 1 mês. Com uma grande capacidade de criação, Dona Amélia mantém sua atividade de costureira há 30 anos no mesmo lugar. Aos 62 anos de idade, não pensa em parar e nem deixar o local onde nasceu. As fantasias antecipam o carnaval e têm tradição. A fantasia de palhaço, por exemplo, deu origem aos bate-bolas que são reminiscências de carnavais antigos; quase desapareceram, mas sempre voltam com suas cores de cetim. Também a bailarina é uma constante nos blocos de rua.

Este ano, o carnaval de Jaconé, a capital da folia em Saquarema, vai homenagear Luiz Bigode que faleceu recentemente. O Bloco do Rama, que ele ajudou a fundar, vai sair com o grande boneco em sua homenagem, restaurado ano passado pelo amigo Paulo.
Página 7

 

 

 

Similar Posts