Cultura História

Homenagem a Alberto de Oliveira

O sarau em homenagem ao poeta Alberto de Oliveira reuniu  intelectuais e artistas, gestores culturais, professores e alunos. (Fotos: Edimilson Soares)
O sarau em homenagem ao poeta Alberto de Oliveira reuniu intelectuais e artistas, gestores culturais, professores e alunos. (Fotos: Edimilson Soares)
O vereador Chico Peres aprovou na Câmara o “Mês Alberto de Oliveira”.
O vereador Chico Peres aprovou na Câmara o “Mês Alberto de Oliveira”.

A Prefeitura Municipal de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu no dia 29 de abril um evento em homenagem ao poeta Alberto de Oliveira. Realizada na Casa de Cultura Walmir Ayala, a cerimônia reuniu poetas, artistas, estudantes e diretores de escolas do município, além de políticos como o presidente da Câmara Municipal, Paulo Renato, os vereadores Matheus da Colônia, Rodrigo Borges e o vereador, advogado e poeta Chico Peres, coautor do livro “Alberto de Oliveira, poeta de Saquarema”, lançado em 2008, em coautoria com a professora Lina Barcellos. Presentes também o poeta, trovador e jornalista João Costa, o artista plástico Nelsinho, a animadora cultural e artista plástica Telma Cavalcanti, presidenta do Círculo Artístico e Cultural de Saquarema (CACS) e o ex-vereador Vitor de Oliveira.

Também participaram do evento, a presidenta da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, a advogada e poeta Beatriz Dutra, autora de vários livros de poesia e colunista do jornal O Saquá e a jornalista Dulce Tupy, diretora da Tupy Comunicações, editora que lançou a Coleção Memória da Cidade, cujo primeiro volume foi o livro sobre Alberto de Oliveria e o segundo foi “Raízes de Minha Terra”, do pesquisador Herivelto Bravo Pinheiro. Na abertura do evento, a diretora da Casa da Cultura Neusa Oliveira e a subsecretária de cultura Sandra Santana falaram da importância de homenagear o poeta de Saquarema.

O aluno se inspirou no poeta para se vestir e ganhou muitos aplausos.
O aluno se inspirou no poeta para se vestir e ganhou muitos aplausos.

Foi uma homenagem festiva, com declamação de poemas e algum discurso. Em sua fala, Chico Peres informou que acabara de aprovar na sessão da Câmara Municipal um projeto de lei que institui o Mês Alberto de Oliveira, em abril, anualmente. Alunos, professores e diretores de várias escolas municipais se apresentaram interpretando poemas do grande autor parnasiano, que pela perfeição de suas métricas e rimas chegou a ser eleito como “Príncipe dos Poetas”. Sendo um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, junto com Machado de Assis, Alberto de Oliveira nasceu no Palmital onde viveu sua infância e fez os primeiros estudos em Saquarema; passou a juventude em Rio Bonito e morou em Niterói.

Similar Posts