Meio Ambiente

Subcomitê da Bacia de Saquarema reuniu-se na Colônia dos Pescadores

A dragagem da Lagoa de Saquarema foi um dos assuntos tratados no Subcomitê. (Foto: Dulce Tupy)

A dragagem da Lagoa de Saquarema foi um dos assuntos tratados no Subcomitê. (Foto: Dulce Tupy)

Os membros do Subcomitê da Bacia de Saquarema se reuniram na Colônia de Pescadores Z-24, no Areal, em frente à Lagoa de Saquarema, no final de novembro de 2011. Nesta 10ª reunião do subcomitê foram debatidos vários aspectos ambientais do município, começando pelas obras de abastecimento de água em Jaconé. Este assunto e o esgotamento sanitário de Jaconé foram incluídos na pauta da reunião, por solicitação da Plenária da ONGs da Região dos Lagos, numa reunião ocorrida na sede do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, em Araruama, para esclarecer o projeto sanitário de um dos bairros que mais cresce em Saquarema.

Outro ponto de pauta foi a necessidade de dragar a Lagoa de Saquarema, tendo em vista o assoreamento, principalmente na Barra Franca. O representante do INEA na reunião, Henrique Frieckmann, esclareceu o assunto, anunciando para breve a retomada da dragagem da lagoa. Também foi tratada a questão do canal vertedouro da Lagoa de Jacarepiá para a Lagoa de Araruama. Em seguida, foi feito um relato das atividades na microbacia do Rio Roncador, do Programa Rio Rural, em parceria com o Projeto FUNBOAS, o Fundo de Boas Práticas do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, entidade delegatária do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João.

A equipe do Consórcio responsável pelo FUNBOAS na microbacia do Rio Roncador fez uma apresentação das atividades desenvolvidas, entre elas a construção de um viveiro, no Horto Florestal, em Sampaio Corrêa. Também foi tratada a questão dos licenciamentos de pequenos e grandes empreendimentos na área da bacia de Saquarema. Este assunto, já tratado na última reunião do Subcomitê de Saquarema, retornou à pauta tendo em vista a importância da fiscalização na região. Estiveram presentes à reunião o secretário executivo do Consórcio, Mário Flávio Moreira, os coordenadores de programas Denise Penna, Artur Andrade e Natália Ribeiro, o presidente da Colônia Matheus Souza, João Batista, da Emater-RJ, e Bruno Pedrosa Carmo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outros. A reunião foi presidida pelo secretário executivo do Comitê de Bacia Lagos São João, Jaime Azulay, da Cedae.

Similar Posts