Comunidade

Programa Rio Rural distribui redes em Jaconé

Os pescadores da Microbacia do Rio Roncador foram beneficiados com a entrega de redes, no Programa Rio Rural, coordenado pela Emater. (Foto: Dulce Tupy)

Os pescadores da Microbacia do Rio Roncador foram beneficiados com a entrega de redes, no Programa Rio Rural, coordenado pela Emater. (Foto: Dulce Tupy)

Os recursos do Rio Rural estão chegando a Saquarema. O primeiro repasse do Projeto Rio Rural, de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas, chegou a Saquarema, através da distribuição de redes de pesca aos pescadores da Microbacia do Rio Roncador, no Terceiro Distrito, Sampaio Correa. A entrega das redes, promovida pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com a Emater-Rio e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema, foi feita na Manitiba, em frente ao Bar do Xavier, num largo no final da rua 14, em Jaconé, onde teria estado o famoso naturalista Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução, no século XIX.

A liberação das redes para os pescadores artesanais e a priorizacão dos investimentos em Saquarema é decorrente também da atuação do Consórcio Intermunicipal Lagos Sâo João (CILSJ), através do FUNBOAS, o Fundo de Boas Práticas, adotado no âmbito da Câmara Técnica de Microbacias do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, do qual Saquarema faz parte. A microbacia do Rio Roncador, situada na Serra do Matogrosso, em Sampaio Corrêa, foi a primeira a receber o benefício do Rio Rural em Saquarema.

Coordenado pelo Escritório Local da Emater-Rio, o evento reuniu técnicos, pescadores e lideranças comunitárias. Segundo o coordenador do programa e supervisor local da Emater-Rio, engenheiro agrônomo João Batista Pereira, este foi um importante passo no sentido de se concretizar mais uma etapa do Rio Rural. No futuro está prevista a fundação de uma capatazia, uma espécie de filial da Colônia de Pesca Z-24, na localidade de Manitiba, em Jaconé. E um horto em Sampaio Corrêa, com recursos do FUNBOAS e apoio técnico do CILSJ.

Leia também: Projeto Rede Legal entrega redes de pesca ecológica aos pescadores

Similar Posts