Meio Ambiente

Parque Estadual Costa do Sol

O sonho de ambientalistas agora se torna realidade na Região dos Lagos

Firmino discursa em audiência pública realizada em Cabo Frio. Foto: Divulgação / INEA.

Firmino discursa em audiência pública realizada em Cabo Frio. Foto: Divulgação / INEA.

A Região dos Lagos vai ganhar, finalmente, o Parque Estadual Costa do Sol, desejo de muitos ambientalistas dos municípios situados no entorno da Lagoa de Araruama. Maior parque segmentado do país, o Parque Costa do Sol vai unir áreas de conservação distantes umas das outras, tendo como modelo outros parques que já existem no Canadá e no mundo. A ideia é unir para poder melhor conservar. Serão 27 parques em um só que, após 5 anos de estudo e 3 audiências públicas, irá proteger os costões rochosos, restingas, dunas, sambaquis, lagoas, florestas e outros ecossistemas que ainda podem ser encontrados, relativamente bem preservados, aqui. Será também uma forma de deter a especulação imobiliária que nessa região tem uma força avassaladora, passando por cima da paisagem, invadindo as margens das lagoas, arrasando dunas, destruindo a restinga e agredindo a flora e a fauna.

É o caso das espécies em risco de extinção, como o pássaro formigueiro do litoral, o popular com-com, que só pode ser encontrado nos arredores e dentro da APA da Massambaba, assim como o lagarto da praia, hoje praticamente desaparecido. Sugerido pelo ambientalista Paulo Bidegain, que apresentou o projeto em 2006 no Consórcio Intermunicipal Lagos São João, o Parque Estadual Costa do Sol abrange os municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios. Segundo o subsecretário estadual do ambiente, Luiz Firmino, um dos principais incentivadores da criação do parque, os municípios vão atuar em sistema de cogestão com o governo do Estado, que vai criar a estrutura do parque, cabendo aos municípios providenciar os agentes que fiscalizarão os locais sob sua administração. Cada prefeitura também deverá criar planos de manejo elaborados em parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente.

A maior parte do parque – com uma área total de 10 mil hectares que serão protegidos integralmente – está cercada por Áreas de Proteção Ambiental (APAs), sob a proteção de muitas regras já definidas. Segundo Firmino, a criação do Parque Estadual da Costa do Sol dará uma proteção maior ainda, contendo a pressão imobiliária, muito acirrada na Região dos Lagos. Com a criação do parque, os municípios aumentarão a arrecadação em ICMS Verde, lei que estabelece repasse anual para as prefeituras que investirem em manutenção de parques, fontes de água e tratamento e coleta de lixo. Os municípios receberão ainda 0,5% do valor total de investimentos em obras do estado, como compensação ambiental.

As praias Azeda e Azedinha, entre as mais frequentadas de Búzios, são dois pontos turísticos incluídos no parque, assim como as praias José Gonçalves e Caravelas, que pertencem à APA do Pau-Brasil e que também farão parte do Parque Estadual Costa do Sol. Em Cabo Frio, o Peró, o Parque da Boca da Barra e o Dormitório das Garças foram incluídos no parque e, em Saquarema, a restinga de Jacarepiá está dentro do parque que deverá atrair uma estimativa de 200 mil visitantes, praticantes do ecoturismo. O decreto de criação do Parque Estadual Costa do Sol será assinado pelo governador Sérgio Cabral, em Búzios, consolidando o sonho acalentado pelos ambientalistas locais que há anos vinham reivindicando uma atitude para proteger o meio ambiente de forma efetiva.

O Saquá 132 – Abril/2011

Matéria publicada na edição de abril de 2011 do jornal O Saquá (edição 132)

Similar Posts

One thought on “Parque Estadual Costa do Sol
  1. Espero que não seja só mais uma promessa que não se concretiza, fico contente que td isso seja um sonho que se realizara, desde já agradeço em nome de toda a população que se interessa pela fauna e flora do nosso município…. obrigada

Comments are closed.