Comunidade Política

Governo Franciane demonstra cuidados com a qualidade de vida

Cartão Cidadania

No alto, o deputado Paulo Melo e a prefeita Franciane no lançamento do Cartão Cidadania, tendo ao lado um beneficiado e o secretário de promoção social Zezinho Amorim. Fotos: Waldo Siqueira / ASCOM PMS

Desde março de 2010, quando foi lançado o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Prefeitura Municipal, 10 escolas estão funcionando como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico (celulares, baterias, pilhas e outros). Essa medida, em convênio com o Instituto Ambiental Reciclar, envolve toda a comunidade escolar em ações de preservação do meio ambiente. O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, visa disseminar a importância da preservação da natureza para as futuras gerações, levando a Educação Ambiental para as salas de aula, através de atitudes ambientalmente afirmativas, com os alunos, os funcionários e suas famílias.

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) funcionam nas seguintes escolas: E. M. Amália da Costa Melo, em Sampaio Corrêa, E. M. Edilênio Silva de Souza, no Rio Seco, E. M. Edilson Vignoli Marins, no Rio da Areia, E. M. Ismênia de Barros Barroso, em Jaconé, E. M. Luciana Santana Coutinho, no Porto da Roça, E. M. Manoel Muniz da Silva, na Barreira, E. M. Orgé Ferreira dos Santos, em Itaúna, E. M. Presidente Castelo Branco, no Boqueirão, C.M.E. Menaldo Carlos de Magalhães, na Estrada da Água Branca e C.M.E. Padre Manoel, em São Geraldo.

Às vésperas do carnaval, a prefeita Franciane Motta lançou outra campanha de educação ambiental com o lema “Jogue limpo por Saquarema”. Tendo como supervisora a assistente social Elizia Rangel, da Secretaria Municipal de Promoção Social, a campanha foi elaborada em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Transporte e prevê a instalação na orla marítima de pontos de coleta de lixo, lixeiras nos postes da cidade, e distribuição de saquinhos de lixo para carro e praia.

Por iniciativa da prefeita, realizaram-se palestras no Teatro Mário Lago para os guarda-vidas do município. Na ocasião, o major bombeiro Fernando Mello, do Grupamento Marítimo, falou das atividades de salvamento em praias, dos procedimentos adotados no dia a dia e dos direitos e deveres dos guarda-vidas, quando no exercício da função, tendo em vista as inúmeras ocorrências, que vão desde o salvamento no mar até o auxílio a uma criança perdida. Secretário Municipal de Ordem Pública, o coronel Romeu, da Polícia Militar, ressaltou a importância do trabalho conjunto do Estado com o Município. Saber lidar com o público é fundamental, disse o tenente-coronel bombeiro Marcelo Pinheiro, comandante do 27º Grupamento de Bombeiros. Chefe dos guarda-vidas municipais, o sargento Renato e o tenente Victor Hugo, comandante dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros de Saquarema, já planejam uma nova instrução prática de salvamento no mar.

Cartão Cidadania

Acaba de ser lançado o Cartão Cidadania da Secretaria Municipal de Promoção Social, que vai atender, inicialmente, 147 famílias já amparadas pelos cheques Saúde e Cidadão. Com o Cartão Cidadania da Prefeitura de Saquarema, os beneficiados poderão comprar diretamente no comércio local e sacar dinheiro no caixa eletrônico, entre outras vantagens, podendo até mesmo pagar aluguel. No lançamento, a prefeita Franciane disse que “o novo cartão representa mais dignidade e cidadania para o povo”, ressaltando que pretende ampliar o número de famílias amparadas pelo benefício.

De acordo com o Secretário de Promoção Social e Cidadania, Zezinho Amorim, o benefício só será concedido a famílias comprovadamente necessitadas. Para isso, o requerente passa por um detalhado processo de seleção, que conta com acompanhamento de assistente social, entrevista e apresentação de comprovantes, entre outras obrigatoriedades. As pessoas que quiserem se inscrever no programa devem procurar a Secretaria de Promoção Social, na Avenida Saquarema, 5123, em frente à Padaria Marocas, em Bacaxá. Os primeiro cartões serão distribuídos a partir da segunda quinzena de março, no Banco do Brasil.

Em Jaconé, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade, a Prefeitura de Saquarema, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, trouxe o ensino médio para a escola Ismênia Barros Barroso. Este ano, será oferecido apenas o 1º ano, mas em 2013 os três anos do ensino médio estarão disponíveis no bairro. O Ensino Regular Noturno, Educação de Jovens e Adultos, que funcionava no local foi transferido para a Escola Municipal Carlos Vanderson Gonçalves Pereira, na Rua 98. Com 30 alunos já matriculados no 1º ano, o ensino médio agora é uma realidade e os interessados podem efetuar matrícula na secretaria da escola a partir das 18 horas, na Rua 97, s/n.

O asfalto vai ligar a Ponte do Girau à Mombaça e à Barreira
O asfalto vai ligar a Ponte do Girau à Mombaça e à Barreira
Outro bairro que está sendo beneficiado pelo governo municipal é o bairro do Jardim, com as obras de pavimentação, em parceria com o Governo do Estado. São 7 quilômetros de asfalto, dos quais 2 já foram entregues à população no início de fevereiro. O asfalto vai ligar a Ponte do Girau à Escola Municipal Belino Catarino, na estrada da Mombaça. Outros 5 quilômetros de asfalto ligarão o Jardim à Rodovia Amaral Peixoto, na altura de Madressilva, e ao centro de Bacaxá, pela Barreira.

“É uma obra importante, pois abre mais uma porta de entrada para a cidade e beneficia os moradores locais, que ganham em qualidade de vida e na valorização de seus imóveis”, afirmou a prefeita Franciane Motta. Segundo o secretário de obras Anderson Martins, a obra deverá ser concluída em aproximadamente 3 meses.

O Saquá 131 – Março/2011

Matéria publicada na edição de março de 2011 do jornal O Saquá (edição 131)

Similar Posts