Educação Meio Ambiente

Dia Mundial de Limpeza da Praia

Educação ambiental com diversão.
Educação ambiental com diversão.

O Projeto Jardins de Itaúna, juntamente com o Instituto Ecológico Aqualung, Instituto nas Ondas do Futuro e a Escola de Surf de Itaúna mobilizaram o maior mutirão em prol do meio ambiente de Saquarema no Point na praia de Itaúna, durante o Campeonato da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino. Com o apoio da Prefeitura de Saquarema e Secretaria de Educação, foi elaborada uma alegre gincana de coleta de microlixo na areia. Presentes mais de 400 crianças e adolescentes, entre 8 e 16 anos, que coletaram aproximadamente 350 kg de microlixo, numa atitude de preservação do meio ambiente, em defesa da qualidade de vida.

Foram distribuídas para os voluntários luvas e sacolas biodegradáveis para coleta. No espírito da campanha, mobilizaram-se atletas, equipe de produção e o público que veio conferir a competição apesar do mau tempo, com brincadeiras e ações educativas. As crianças se divertiram com animadores fantasiados de animais marinhos enquanto ouviam explicações sobre o mar, animais e plantas da região.

Durante os dias de competição, recebemos crianças de escolas da comunidade para a atividades de educação ambiental, abordando questões como reciclagem,o replantio de espécies nativas e terminando com uma recreação – a parte preferida dos pequenos visitantes, que deixaram a praia empolgados após realizar exercícios de equilíbrio que auxiliam na prática do surfe usando bolas de pilates.

“As crianças ficam super atentas quando percebem que aquilo que estamos abordando as envolve também. Procuramos falar de aspectos da região para que elas se sintam afetadas e se engajem. Elas aprendem que os resíduos que as pessoas produzem vão parar no mar e acabam intoxicando os animais marinhos, os surfistas também falam sobre como é ruim encontrar lixo na água enquanto estão surfando, e elas ficam muito impressionadas. É estimulante ver como elas se interessam pelo assunto quando recebem informação”, diz Beatriz Vanacor bióloga do projeto.

Capa O Saquá 125

.

Matéria publicada na edição extra de setembro
de 2010 do jornal O Saquá (edição 125)

Similar Posts