Por: Marcelo Vignoli
Terminado o período de apenas 5 dias de folga, após o encerramento do Grand Prix disputado na China, a seleção brasileira feminina de vôlei se reapresenta no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema, no dia 6 de setembro, iniciando em tempo integral a preparação para o Campeonato Mundial a ser disputado no Japão, entre 29 de outubro e 14 de novembro.
Medalha de Prata no Grand Prix, a seleção entrou na última rodada contra as donas da casa sabendo que o título da competição era das americanas, que venceram todos os jogos, inclusive contra o Brasil, conquistando o campeonato pela terceira vez. Mesmo sem chance de faturar o titulo, a nossa seleção venceu a China, na última rodada, por 3 sets a 0, ficando em segundo lugar.
O Brasil já conquistou o Grand Prix 8 vezes. Agora, não obteve seu nono título, mas Jaqueline foi premiada como a melhor atacante da competição. A seleção brasileira ficou em vice porque perdeu para o Japão e Estados Unidos. Mesmo assim, o técnico José Roberto Guimarães disse que “o time merece parabéns pelo desempenho, saindo fortalecido para o Mundial e que é fundamental atingir um nível técnico constante”. O técnico destacou também a superação da equipe, após a perda de Paula Pequeno (fratura no tornozelo esquerdo) e Mari (entorse no joelho direito) – duas jogadoras muito importantes para toda a equipe.
.
Matéria publicada na edição de setembro
de 2010 do jornal O Saquá (edição 124)