Rafael Pinheiro: Defendendo os Cidadãos

Educação valorizada!

Defendendo os Cidadãos - Vereador Rafael Pinheiro

No mês de agosto, todos os profissionais da área de Educação do nosso município obtiveram uma grande vitória. A Prefeita Franciane Motta, atendendo ao clamor de toda a classe que durava mais de 12 anos, enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 44/2010, que trata do Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais de Educação do Município de Saquarema.

O Projeto foi lido na sessão do dia 24 de agosto e aprovado por unanimidade, pelos Vereadores presentes nas duas votações a que foi submetido.Tal feito é histórico, e de grande alegria para nós profissionais da área.

O projeto começou a ser discutido há mais de um ano, e foi acompanhado de perto por professores, pelo Executivo e por nós do Legislativo. Temos certeza que, com melhores salários e enquadramento mais correto, os professores agora poderão mostrar em sala de aula, o seu melhor e é certo que os reflexos do novo plano serão sentidos na prática.

O mais importante desse projeto, além do próprio aumento salarial, foi a valorização profissional da categoria, o que há muito vinha sendo reivindicado.

O professor é o grande agente do processo educacional. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela.

Sem dúvida que o salário faz toda a diferença na melhor qualidade de vida dos professores, que se reflete em melhor qualidade da educação, que certamente reflete em melhores resultados dos nossos alunos.

A alma de qualquer instituição de ensino é o professor. Por mais que se invista na equipagem das escolas, em laboratórios, bibliotecas, anfiteatros, quadras esportivas, piscinas, campos de futebol – sem negar a importância de todo esse instrumental – tudo isso não se configura mais do que aspectos materiais se comparados ao papel ,e à importância do professor.

Como em tudo que fazemos na vida temos a consciência de que não agradaremos a todos, mas com certeza agradaremos a maioria, e foi pensando na coletividade que os trabalhos de análise, estudo e debates do projeto foram direcionados.

Como Professor de Educação Física e Presidente da Comissão de Educação do Legislativo, assim como toda a comunidade docente, temos de ter a ciência de que a luta pela melhoria da Educação não acaba aqui, mas devemos ser sabedores de que o Poder Público fez o possível para atender a demanda que há muito era pedida.

Capa O Saquá 124

.

Artigo publicado na edição de setembro
de 2010 do jornal O Saquá (edição 124)

Similar Posts