Cidade

Censo 2010, vamos colaborar!

Por: Alessandra Calazans

Saquarema é um dos 5.565 municípios brasileiros que, assim como os demais, está sendo recenseado nesta grande operação estatística que é o Censo Demográfico. Mas afinal para que serve o Censo? Inicialmente o Censo tinha o único objetivo de contar a população de um país. O primeiro Censo no Brasil foi em 1872. Com o passar do tempo notou-se a necessidade e oportunidade de, durante a pesquisa, levantar outras informações sobre as condições de vida dos brasileiros.

No Censo 2010, questões sociodemográficas como características do domicílio, nível de instrução e rendimento dos moradores, movimentos migratórios e outros quesitos serão abordados pelos recenseadores que, em breve, estarão batendo a sua porta. Ele(a), o(a) recenseador(a), estará devidamente identificado(a) por um crachá com foto e número de matrícula, colete e boné do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E caso tenha alguma dúvida, os moradores poderão ligar, sem nenhum custo, para 08007218181 e confirmar se o(a) recenseador(a) está cadastrado(a) junto ao IBGE.

O mais importante é a conscientização da população para que participe, respondendo ao questionário. Todas as informações obtidas serão mantidas em sigilo e estão protegidas pela lei 5534 de 14 de novembro de 1968 que, além de garantir o sigilo, vincula a utilização das informações apenas para fins estatísticos. Mas, esta mesma lei obriga os cidadãos brasileiros a prestarem informações para o IBGE, portanto vamos colaborar!

Os resultados do Censo 2010 vão revelar quantos somos e como vivemos. Diante disto, políticas públicas podem ser direcionados de forma mais precisa para o benefício de cada localidade, de acordo com a realidade constatada, buscando melhores níveis de desenvolvimento socioeconômico. Além das três esferas do governo (federal, estadual, municipal), também se utilizam destes resultados, empresas, associações e estabelecimentos de ensino que estudam esses resultados e fazem planejamentos e propostas com a finalidade de modificar as áreas de saúde, educação, moradia, transporte e etc.

O Brasil tem cerca de 8 milhões de km², que serão percorridos e recenseados, nas zonas rurais, urbanas e indígenas. Todo domicílio ocupado, mesmo sendo improvisado, será recenseado para que o retrato deste país seja o mais fiel à sua realidade.

Capa O Saquá 123

.

Matéria publicada na edição de agosto
de 2010 do jornal O Saquá (edição 123)

Similar Posts