Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente

“Mar sem lixo” fechando o verão

A organizadora Iza Paz é uma ambientalista que mesmo fora das comemorações faz a limpeza na praia onde mora: Barra Nova (fotos: Divulgação Mar sem Lixo)

No final do verão, dias 26, 27 e 28 de março e dias 2, 3 e 4 de abril, será comemorada a Semana Nacional de Limpeza dos Mares. O evento que vai ocorrer no litoral de vários estados – Bahia, Maranhão, Espírito Santo e São Paulo – também vai acontecer em alguns municípios do Rio de Janeiro: Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras, Macaé e Casimiro de Abreu. Em Saquarema, a limpeza vai se estender para todas as praias, de Jaconé a Vilatur.

O Saquá – O que é o evento Limpeza dos Mares?

Iza Paz: O evento é Semana Nacional de Limpeza dos Mares. É a primeira vez que ocorre no Brasil com esta metodologia e é uma iniciativa do Projeto Mar Sem Lixo, coordenado nacionalmente pelos ambientalistas Roberto Ramos e Gisele Letieri, sendo que no Município de Saquarema, sou a coordenadora. Em 2017, a ONU Meio Ambiente criou a campanha “Mares Limpos” com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente do lixo plástico. Porém a data é sempre no final do verão do hemisfério norte, que ocorre em setembro. No Brasil, por estarmos localizados no hemisfério sul, o verão termina entre março e abril. Pensando nisso, o Projeto Mar Sem Lixo criou este evento inédito neste período.

O Saquá – Desde quando você está engajada neste evento ecológico?
Iza Paz: Pela primeira vez vai se realizar a Semana Nacional de Limpeza dos Mares, mas as ações do Mar Sem Lixo em Saquarema vêm ocorrendo desde 2019. Em outros municípios costeiros da Baixada Litorânea ou Região dos Lagos é desde 1995, pelo Projeto Mar Sem Lixo. Conheci a equipe do Projeto Mar Sem Lixo na primeira ação deles aqui no município e fiquei encantada com o engajamento e desprendimento do casal, que não mede esforços para executar a limpeza educativa e sensibilizar as pessoas, governos e empresas sobre a importância dos mares para o Planeta Terra.

O Saqua – Como foi a sua participação no último campeonato internacional de surf realizado em Saquarema?

Iza Paz: Aconteceu uma ação de limpeza coordenada pelo Projeto Mar Sem Lixo, com a comunidade local na praia de Itaúna e na Barrinha, palco das finais do bicampeonato de Filipe Toledo nos últimos anos. Fizemos a recepção de diversas ONGs ambientais, que vieram prestigiar o evento vindo de outros estados, além das ONG do município, com ações de conscientização aos espectadores do Campeonato Mundial de Surf.

O casal Roberto Ramos e Gisele Letieri coordena o Projeto Mar sem Lixo que está promovendo a Semana Nacional da Limpeza dos Mares, fechando o verão

O Saqua – Como conscientizar a população sobre a importância de manter o ambiente marinho sempre limpo?

Iza Paz: Para entender a importância da limpeza das praias, é preciso, antes de mais nada, compreender os impactos que esse tipo de resíduo causa ao se transformar em microplásticos; o microplástico é engolido por animais, entrando na cadeia alimentar deles, sendo prejudicial tanto para a biodiversidade marinha quanto para quem se alimenta dela. A ingestão de resíduos plásticos provoca a perfuração do tubo digestivo dos animais marinhos, podendo levar à morte. A primeira coisa é não jogar nenhum tipo de resíduo nas praias, independentemente da sua composição: plástico, ferro ou orgânico! Nas areias devemos somente deixar nossas pegadas e nada além. O Brasil tem em torno de 7 mil quilômetros de litoral. O plástico é o principal tipo de resíduo encontrado nas praias, desde embalagens até descartáveis. Infelizmente, ocorre no mundo todo, mas em algumas praias do país, principalmente as urbanas, o problema é bem maior. Cada frequentador das praias marítimas deve agir na preservação e defesa do meio ambiente. Várias iniciativas isoladas estão sendo criadas para conscientizar e educar a população. É necessário a participação contundente do Poder Público Municipal para efetivação concreta desse processo de conscientização. Conscientizar é uma ferramenta importantíssima! E ter pontos de coleta nos trechos das praias orientando os frequentadores da importância de sempre trazerem sacolinhas para recolherem resíduos.

O Saqua – Fala um pouco da Rick Paz e dos eventos que participou.

Iza Paz: A Rick Paz Eventos é uma empresa individual, uma MEI, com foro em Saquarema. A idealização do nome foi através do alfabeto runas, da antiga civilização Vinking, cuja a palavra rick é atribuída a mulheres extremamente criativas e confiantes, com capacidade de emponderar grupos através da autogestão; e o vocábulo Paz é uma harmonia intelectual, em comunhão com o universo. A Rick Paz realizou diversos eventos esportivos, como corridas de rua e ciclismo de montanha. Em parceria com a Prefeitura e o Saquarema Convention Visitors Bureau (Associação de Turismo) auxiliamos na organização do Primeiro Saquarema Beer Fest, com degustação de cervejas artesanais, gastronomia local e muitas bandas de rock ao vivo. Foi considerado o segundo melhor evento aberto ocorrido em 2019, pela pesquisa realizada pelo facebook Saquarema da Depressão.

Similar Posts